Três jovens músicos naturais de Leiria fizeram uma música de homenagem ao Pinhal de Leiria, ardido quase na totalidade no incêndio de dia 15 de outubro, e o tema está a tornar-se viral nas redes sociais.

A música chama-se “Adamastor” e foi composta por Diogo Fernandes e João Correia (que formam o duo GNTK) e é interpretada por Joana Rosa, cantora natural de Vieira de Leiria, freguesia mais afetada pelo incêndio do Pinhal de Leiria.

Ouça aqui a música:

“Eu e o João somos primos e convivemos muito desde pequenos, pelo que não foi de admirar que tivéssemos vivido o dia 15 juntos, em pânico pelo que estava a acontecer ao nosso país e à nossa terra, a ver tudo de perto”, conta Joana Rosa ao Observador, lembrando o “sentimento de revolta” dos dias seguintes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi “sentir que nos tinham tirado um pedacinho de nós sem que pudéssemos ter feito nada para protegê-lo“, destaca a cantora. “Este tema é essencialmente isso, a voz do povo e a nossa marcha contra tudo o que tem acontecido e nos tem tirado tanto a nós, povo português”, sublinha. Por isso, “quando falaram comigo para dar voz, não pude dizer que não”, recorda Joana Rosa.

Vídeo. O que resta do Pinhal de Leiria depois do incêndio

No dia 15 de outubro, cerca de 80% dos mais de 11 mil hectares do Pinhal de Leiria foram consumidos pelas chamas, que se alastraram pelas freguesias de Vieira de Leiria e Marinha Grande.