Outrora parte do ADN desportivo da marca nipónica, a denominação “Evolution” pode vir a seguir, no futuro, o mesmo caminho do nome “Eclipse”, transitando do mundo da velocidade para o dos SUV e crossovers. Pelo menos, é isso que a Mitsubishi acaba de dar a conhecer no Salão Automóvel de Tóquio, com a apresentação do e-Evolution, um protótipo de SUV desportivo 100% eléctrico, de linhas tão invulgares quanto arrebatadoras.

Embora, para já, com grande parte dos aspectos técnicos bem escondidos dos espíritos mais curiosos, o Mitsubishi e-Evolution promete contar, como sistema de propulsão, com três motores eléctricos de elevado binário e performance. Um dos quais colocado no eixo dianteiro e os restantes dois no eixo traseiro, com a missão de garantirem uma elevada capacidade de tracção integral, graças também as mais-valias resultantes de uma vectorização do binário controlada electronicamente.

Também em resultado desta opção, a marca nipónica promete um “desempenho linear e de resposta pronta”, mercê da opção por baterias de elevada capacidade, mas de autonomia ainda desconhecida, posicionadas sob o piso do veículo, como forma de garantir um centro de gravidade mais baixo.

Contudo, ainda mais invulgares, são as promessas de instalação de um sistema de travagem electrónico, capaz não só de garantir uma maior capacidade de travagem que os tradicionais sistemas mecânicos, como também uma resposta mais rápida a quaisquer pressões no travão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O concept integra ainda um sistema de Inteligência Artificial capaz de aumentar e apurar as capacidades de condução, desde logo, através da utilização de sensores que não só lêem a estrada e as condições do trânsito, como têm em consideração o tipo de condução realizado. Com o sistema a conseguir, inclusivamente, avaliar as capacidades de condução do condutor para, a partir daí, aconselhá-lo sobre a forma como deve abordar cada trajecto, melhorando assim a experiência de condução.

Já em termos de carroçaria, cujo design o fabricante qualifica de “robusto e engenhoso”, o Mitsubishi e-Evolution Concept apresenta entre os aspectos mais disruptivos o facto de optar por portas do tipo suicida, à imagem de outro protótipo de SUV eléctrico presente em Tóquio, o Nissan IMx. Solução que não deixa de garantir um amplo acesso ao habitáculo onde estão quatro bancos individuais, além de um enorme ecrã digital a ocupar a quase totalidade da zona superior do tablier. Ladeado, depois, por outros dois ecrãs mais pequenos, concebidos para exibir as imagens captadas pelas câmaras direccionadas para a traseira.

Numa posição mais baixa, um não menos invulgar volante, encimado por um painel de instrumentos totalmente digital, ao mesmo tempo que, na consola central, ecrãs tácteis servem para, em conjunto com alguns botões, ajustar sistemas acessórios como o do ar condicionado.