Provavelmente, apenas uma percentagem muito pequena das mulheres em todo o mundo vive no universo da lista de espera da mala Birkin da Hermès. Na verdade, há uma lista de espera para se entrar na lista de espera. O que tem a sua piada e inspirou o engraçado episódio da série “Sexo e a Cidade” em que Samantha Jones engana a loja para saltar cinco anos na lista de espera e compra uma mala Birkin, fingindo ser para a sua cliente — a atriz Lucy Liu. Para lá da brincadeira relativa à exclusividade destas malas, há outras coisas que se tornaram favoritas entre as mulheres e que merecem a tão prestigiosa designação de: lista de espera. E a beleza está incluída.

O site Asos divulgou há uns meses os seus produtos de beleza que estão sempre, sempre esgotados. Estratégia de marketing ou apenas uma informação curiosa, a verdade é que os produtos se tornaram ainda mais procurados. Eles são: o tónico facial da Pixi, o batom líquido da marca vegan Lime Crime, o branqueador dentário de carvão e coco da Sister & Co, o corretor da NARS e a sombra glitter da Stila.

E embora saibamos que os produtos de culto esgotam rápido – ainda mais na era das redes sociais em que vivemos e que deu a Kylie Jenner o prestígio de ter os seus batons esgotados em um minuto — a realidade é que as mulheres gostam de um bom desafio. E isso inclui ficar a fazer consecutivamente refresh no site da loja para conseguir comprar qualquer coisa exclusiva. Independentemente de ser mesmo, mesmo boa. Ou não.

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Já testámos o batom de Kylie Jenner. Será que vale a pena?

Nas compras online, é normal haver um produto esgotado e o site sugerir que coloquemos o nosso email para recebermos uma notificação quando estiver novamente disponível. Até parece um gesto banal. Mas não. Muitas vezes, o nosso email fica numa lista de centenas ou milhares de pessoas. E a verdade é que das poucas vezes em que pedi para receber uma notificação da disponibilidade de algo que até queria, nunca a recebi. Provavelmente porque o meu email nunca chegou ao topo da lista. Depois o tempo passou e nunca mais me lembrei desse artigo.

Mas é esta a realidade das listas de espera: um produto torna-se de tal forma um favorito — ou porque é exclusivo como a mala Birkin ou porque simplesmente se tornou popular nas redes sociais – que ganha o estatuto de produto de culto. Quanto maior a lista de espera, maior a sua exclusividade. Até em coisas tão banais como um mero batom, como os holográficos da Sigma que esgotaram e, quando a marca os voltou a repor, voltaram a esgotar em dez minutos.

Se é daquelas mulheres que gosta do desafio de ter qualquer coisa especial, reunimos, na fotogaleria, alguns produtos de beleza que estão sempre esgotados em todo o mundo. Alguns são curiosos, outros verdadeiros produtos de culto. E outros, pode tentar comprar em sites como eBay e Amazon porque as marcas não os enviam para Portugal.