785kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidente do parlamento catalão destituído cede a Rajoy e reconhece dissolução

Este artigo tem mais de 5 anos

Carme Forcadell cancelou reunião da Mesa do Parlamento que estava marcada para esta quarta-feira, reconhecendo que aquele órgão "foi dissolvido". Ainda assim, continua a trabalhar — Puigdemont também.

Carme Forcadell foi eleita para o parlamento da Catalunha nas listas da Esquerda Republicana Catalã, maior partido independentista da esquerda
i

Carme Forcadell foi eleita para o parlamento da Catalunha nas listas da Esquerda Republicana Catalã, maior partido independentista da esquerda

JOSEP LAGO/AFP/Getty Images

Carme Forcadell foi eleita para o parlamento da Catalunha nas listas da Esquerda Republicana Catalã, maior partido independentista da esquerda

JOSEP LAGO/AFP/Getty Images

A presidente do parlamento regional Catalunha deu um passo atrás na declaração de independência daquela região ao reconhecer, tal como ordenou o Governo de Mariano Rajoy, que aquela câmara foi dissolvida e que tinha as suas funções suspensas.

A notícia é do EuropaPress, que cita fontes parlamentares que dizem que a reunião semanal de quarta-feira da Mesa do Parlamento, presidida por Carme Forcadell, foi desconvocada porque o parlamento “foi dissolvido”. A informação foi conhecida momentos antes de ser anunciado pelo procurador-geral que os “principais responsáveis” pelo processo independentistas eram imputados pelos crimes de rebelião, sedição e desvio de fundos. Entre estes, está também Carme Forcadell.

Catalunha. Responsáveis pela independência arguidos por rebelião, sedição e desvio de fundos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carme Forcadell foi eleita para o parlamento regional da Catalunha nas eleições regionais de 2015, pelas listas da Esquerda Republicana Catalã, o segundo maior partido da coligação independentista que compõe o governo entretanto destituído. Após as eleições, foi escolhida para presidir àquela câmara. Antes da sua vida política, Carme Forcadell foi presidente da Assembleia Nacional Catalã, uma ONG independentista cujo atual presidente está preso preventivamente por suspeitas do crime de sedição.

Os passos que se seguem na Catalunha de Puigdemont e na Catalunha de Rajoy

Este é a primeira vez desde sexta-feira que uma figura de proa do parlamento catalão, e do independentismo daquela região, reconhece as consequências ditadas pelo Governo de Mariano Rajoy em sequência da aplicação do Artigo 155. Na sexta-feira, após ter conseguido a aprovação do Senado, Mariano Rajoy destitui o governo regional da Catalunha, dissolveu o parlamento daquela região, retirou de funções o chefe da polícia autonómica e convocou eleições regionais antecipadas para 21 de dezembro. Além disso, puxou para Madrid a governo da Catalunha — sendo que, no dia seguinte, foi conhecido que essa função estaria a cabo da vice-Presidente de Governo, Soraya Sáenz de Santamaría.

No sábado, a TV3, a televisão pública catalã, emitiu uma gravação onde o presidente regional destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, não reconhecia as ordens de Madrid e apelava os catalães a fazerem uma “resistência democrática”. Além disso, disse que a decisão de Mariano Rajoy contrariava “a vontade dos cidadãos” e assegurou que iria continuar a “construir um país livre”.

O que diz a lei que funda a república soberana da Catalunha?

Desde que foi declarada a independência na sequência da aplicação da lei da transitoriedade, Carles Puigdemont, que pode correr o risco de ser detido pelo crime de rebelião, ainda não compareceu a público de forma oficial. Ainda assim, tem estado ativo nas redes sociais. Durante o fim de semana, tweetou sobre a vitória do Girona (clube do qual é adepto) na receção do Real Madrid.

“A vitória do Girona contra uma das maiores equipas do mundo é um grande exemplo e uma referência para muitas situações ;)”, escreveu no domingo.

Esta segunda-feira, recorreu ao Instagram para publicar uma fotografia que, segundo o La Vanguardia, foi tirada a partir do seu escritório no Palácio de Governo, em Barcelona. “Bom dia”, escreveu na legenda, sem especificar se esta é uma fotografia antiga ou se foi tirada hoje. A confirmar-se a última opção, então fica claro que Carles Puigdemont está a desafiar a ordem de Mariano Rajoy, que além de ditar a destituição do governo regional da Catalunha também exigia o encerramento dos escritórios de todos os seus membros.

Bon dia ????

A post shared by Carles Puigdemont (@carlespuigdemont) on

Porém, segundo o El Periódico, Carles Puigdemont está longe de Barcelona. De acordo com aquele jornal, o presidente do governo regional destituído da Catalunha está neste momento em Bruxelas. A notícia, que foi confirmada ao El Periódico por fontes do governo regional destituído e fontes da UE, dá-se um dia depois de a oferta de asilo político a Carles Puigdemont por parte da Bélgica ter sido desmentida pelo próprio primeiro-ministro.

Numa entrevista à televisão flamenca VRT News, o ministro belga para a Imigração e Asilo disse que estaria disposto a conceder asilo a independentistas catalães, incluindo o presidente destituído da Generalitat. “Os catalães que se sentirem ameaçados podem pedir asilo na Bélgica. Isso inclui o presidente de Puigdemont. Isto é 100% legal”, disse Theo Francken, cujo partido, o flamenco N-VA, é também independentista. O N-VA é o segundo maior partido do Governo da Bélgica, liderado pelo Movimento Reformista.

Porém, esta segunda-feira, o primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, emitiu um comunicado onde recuava na oferta do seu ministro. O primeiro-ministro da Bélgica disse que o asilo de independentistas catalães “não está de todo na ordem do dia” e pediu ao ministro Theo Francken que não “atire mais lenha para o fogo”.

Parlamento catalão funciona em serviços mínimos

De acordo o regulamento do parlamento catalão, o parlamento continua em funções depois de ser dissolvido, mas de forma reduzida. Em vez dos 135 deputados que por norma compõem a câmara, apenas 23 conservam a sua condição de deputados.

A estes 23 deputados, caberia a função de “velar pelos interesses” do parlamento regional até serem celebradas novas eleições — que, logo quando anunciou a aplicação do Artigo 155, Mariano Rajoy agendou para 21 de dezembro. Porém, esta segunda-feira de manhã,

Entre estes 23 deputados, ao contrário do que acontecia no plenário do parlamento regional, os independentistas estão em minoria. Ao todo, somando os deputados do Juntos Pelo Sim e a única deputada da CUP, são 11.

É por isso que, ainda esta manhã, Carme Forcadell partilhou no seu Twitter um vídeo onde era filmada a chegar de carro ao parlamento da Catalunha. “Continuamos a trabalhar”, escreveu na legenda.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos