Agricultura

Assunção Cristas fala em aumento de impostos impensável para agricultores no Orçamento

Assunção Cristas acha que as alterações ao IRS vão provocar um aumento de impostos incomportável para os agricultores. A presidente da CDS-PP fala em "ataque brutal".

Assunção Cristas falou aos jornalistas depois de uma reunião com a Confederação dos Agricultores Portugueses

Rodrigo Antunes/LUSA

A presidente do CDS-PP defendeu esta terça-feira que as alterações ao regime simplificado de IRS na proposta de Orçamento do Estado provocarão um agravamento de impostos aos agricultores de “dimensão impensável”, que será “trágico para o mundo rural”.

O regime simplificado e o ataque que está a ser feito é muito negativo para os trabalhadores independentes, se considerarmos que 85% dos agricultores estão nesse regime, é, de facto, trágico para o mundo rural e da agricultura”, defendeu Assunção Cristas aos jornalistas.

À saída de uma reunião com a direção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em Lisboa, a líder centrista prometeu bater-se contra o que considerou ser um “ataque brutal ao regime dos trabalhadores independentes”, que para os agricultores significa um “agravamento nos seus impostos de uma dimensão impensável”.

O presidente da CAP, Eduardo de Oliveira e Sousa, recusou qualquer recuo no regime simplificado tal como existe, sublinhando que foi desenhado a pensar “na particularidade do setor agrícola”.

De acordo com o presidente da CAP, com as alterações que constam da proposta de Orçamento enviada pelo Governo ao parlamento há “agricultores que verão os seus valores a pagar de IRS multiplicados por cinco ou por seis, ou seja, 500 ou 600%”.

“Estamos em crer que, agora ao nível dos senhores deputados, no parlamento, terão em conta a especificidade do setor e não será levada por diante essa matéria, tal como está desenhada”, expressou.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site