As compras realizadas em Portugal com cartões estrangeiros atingiram recordes nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, segundo dados esta terça-feira divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com a informação divulgada, as operações atingiram máximos históricos (23,5 milhões de operações) no valor total de 1,586 mil milhões de euros entre julho e setembro de 2017, “período durante o qual existe um padrão de sazonalidade mais evidente relacionado com a afluência de turistas ao país”.

Em média, nestes meses, em cada compra realizada em Portugal com cartões estrangeiros foram gastos 67,54 euros, sinaliza o BdP.

Em agosto, registou-se o recorde em quantidade e em valor de compras realizadas em Portugal com cartões de pagamento emitidos no estrangeiro, com aproximadamente 10 milhões de operações, no valor total de 662 milhões de euros. Segundo o supervisor bancário, as compras realizadas em Portugal com cartões de pagamento emitidos no estrangeiro têm vindo a crescer, especialmente desde 2015.

Por países, segundo os dados disponíveis, a maioria das compras realizadas entre julho e setembro foi efetuada com cartões emitidos em França (6,4 milhões de operações, no valor total de 339 milhões de euros) e no Reino Unido (3,4 milhões de compras, no valor total de 348 milhões de euros).

O valor médio das compras efetuadas com cartões emitidos no Reino Unido (103 euros) foi “significativamente superior” ao verificado para os restantes países, destaca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR