O governo brasileiro associou-se esta terça-feira à Agência Internacional de Energia (AIE), uma plataforma global de diálogo e fonte de intercâmbio de dados de última geração no setor de energia.

Um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil destacou que o acordo faz parte da estratégia do país para “fortalecer a interação entre países num contexto de crescente importância do diálogo sobre a energia na arena internacional”.

O estatuto de país associado simplifica a comunicação com a agência, seus integrantes e demais países associados e regula a participação do Brasil em reuniões ministeriais, comités e em grupos de trabalho”, completou.

O Governo brasileiro informou ainda que com a parceria terá maior oferta de treinamentos e cursos na área de energia, poderá receber visitas de especialistas para fazer diagnósticos de setores específicos e receberá resultados de estudos de ponta a que antes não tinha acesso.

A AIE, organização internacional fundada em 1974, ligada à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), é uma plataforma para o diálogo e fonte de troca de dados no setor de energia. Atualmente, a organização conta com 29 membros, entre os quais Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR