Os anúncios pagos pelos russos no Facebook durante as eleições norte-americanas chegaram a 126 milhões de americanos. Corresponde a mais de 50% do eleitorado dos EUA, revelaram a CNN e o The Guardian, que tiveram acesso ao documento que a empresa entregou ao Senado norte-americano.

De acordo com o relatório provisório da rede social avançado pelo The Guardian, a interferência russa nas eleições norte-americanas fez-se através de 120 páginas falsas de grupos russos que criaram mais de 80 mil publicações e que chegaram diretamente a 29 milhões de americanos. A empresa acredita que esses conteúdos chegavam a mais gente através dos “gostos” e das partilhas dessas mesmas publicações, contabilizando um total de 126 milhões de pessoas. Essas publicações foram feitas durante mais de dois anos, entre janeiro de 2015 e agosto de 2017.

Russos compraram espaço publicitário no Facebook para mensagens políticas durante eleições norte-americanas

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Essas publicações difundiam conteúdo relacionado com divisões políticas e sociais, com o armamento norte-americano, grupos LGBT e a questão dos imigrantes no país. O Facebook diz ter fechado essas contas e que os responsáveis responderão perante a justiça.

Ainda esta semana vão ser ouvidos e questionados pelo Congresso norte-americano os advogados do Facebook, Twitter e Google nas audiências marcadas para terça e quarta-feira. As empresas vão responder pela alegada tentativa russa de influenciar as eleições norte-americanas, através da divulgação de informação falsa. O governo russo sempre negou as acusações dessas tentativas de influência.

Facebook. Anúncios políticos pagos pelos russos divulgados depois de 1 de novembro