A NASA decidiu juntar-se às celebrações do Halloween. Na semana passada, a agência divulgou 22 faixas de sons gravados no espaço e deu-lhes o nome de “Sons Assustadores do Sistema Solar”.

Através do SoundCloud, podemos saber a que soa a entrada na magnetoesfera de Júpiter, ouvir o barulho de Enceladus, a sexta maior lua de Saturno, e perceber o que é passar por um cometa. A lista de reprodução termina com “Sons da Voyager Plasma”, capturados pela nave com este nome que foi lançada em 1977. Cada Voyager – existe a 1 e a 2 – tem uma cópia do Golden Record: um registo, dentro de um compartimento dourado, com imagens e sons que têm como objetivo comunicar com seres extraterrestres.

De acordo com o site da NASA, este Golden Record tem “115 imagens e vários sons naturais, músicas selecionadas em diferentes culturas e eras e boas-vindas em 55 línguas diferentes, bem como mensagens impressas do presidente Jimmy Carter e do secretário-geral da ONU Kurt Waldheim”.

A NASA está preparada para mostrar os sons da Terra aos extraterrestres. Mas agora mostra um bocadinho do espaço aos que vivem neste planeta. Carregue no play e ouça sons literalmente de outro mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR