Poupar numa associação mutualista? Sim, 630 mil portugueses podem confirmar… É este o número de associados da Associação Mutualista Montepio, uma instituição centenária, de natureza social, que nasceu da cidadania ativa e que hoje constitui o maior exemplo de associativismo em Portugal.

Com o objetivo de associar poupança a solidariedade, a Associação Mutualista Montepio compromete-se a entregar, até 30 de novembro, 1% do montante que os seus associados pouparem nas modalidades Montepio Poupança Complementar Ativo e Montepio Poupança Reforma a uma de três instituições à sua escolha. “Poupamos juntos, ajudamos juntos” é mote da campanha através da qual a mutualidade convida a apoiar organizações selecionadas pela Fundação Montepio:

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV): é uma instituição particular de solidariedade social de âmbito nacional que tem por missão promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais.

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI): defende uma sociedade marcada pela igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e, para tal, atua no sentido de promover a qualidade e sustentabilidade das respostas disponibilizadas pelas suas associadas e, por este meio, os direitos das pessoas apoiadas por estas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Associação Zero: O ADN da Zero implica uma participação pró-ativa na defesa dos valores da sustentabilidade, na medida em que só através do equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia será possível construir um mundo mais coeso em pleno respeito pelos limites naturais do planeta.

Com a campanha 1% o ato de poupar transforma-se em consciência e cidadania, sendo não apenas o mote para a realização das ambições de quem economiza, como das pessoas e projetos que necessitam e são apoiadas por estas entidades.

Numa iniciativa orientada pelos valores de transparência, a Associação Mutualista Montepio garante a revelação pública da percentagem afeta a cada instituição. A informação está disponível em montepio.org/campanhaumporcento.

Associe o seu rosto a uma causa

Além de um convite à poupança, a Associação Mutualista Montepio desafia os atuais e novos associados a participarem ativamente na campanha de comunicação, unindo o seu rosto à mensagem solidária. A iniciativa permite que todos possam juntar-se a uma das instituições beneficiárias enquanto promotores da ação. “Cada Associado pode fazer o upload da sua fotografia e desta forma integrar os vários materiais/peças de comunicação da campanha”, explica Rita Pinho Branco, Diretora de Comunicação, Marketing e Canais da Associação Mutualista Montepio.

Poupe um terço do que ganha

Se já escolheu a instituição que gostaria de apoiar e ainda não é subscritor das modalidades incluidas nesta campanha – Montepio Poupança Complementar Ativo ou Montepio Poupança Reforma – pode optar pela solução de poupança que mais se adapta às suas necessidades (a partir de um valor de constituição de 100€). Especialistas em economia e finanças, como é o caso de Kimberly Palmer, autora do livro “Generation Earn: The Young Professional’s Guide to Spending, Investing and Giving Back”, recomendam que se poupe um terço do valor global dos rendimentos. Nunca é tarde para começar e o Montepio Poupança Complementar Ativo, modalidade exclusiva para associados da Associação Mutualista Montepio que permite uma poupança com rendimento garantido, total flexibilidade na utilização do capital aplicado, a qualquer altura, pelo valor total ou parcial, e que pode ainda ser revertida em pensão vitalícia, pode ser uma solução.

Invista no seu futuro

Para quem tem como prioridade economizar para os tempos de reforma existe outra possibilidade. Sabia que atingir a idade da aposentadoria (65 anos) com um milhão de dólares (859 524,78 euros) não é tão impossível quanto à primeira vista possa parecer? David Bach, especialista em Finanças Pessoais, calculou fórmulas matemáticas que indicam quanto necessita poupar por dia, consoante a idade, para alcançar o objetivo. Por exemplo, aos 20 anos precisa de apenas 2 dólares (1,70 euros) por dia, aos 30 anos 6,35 dólares (5,39 euros) e aos 40 anos a fasquia sobe para os 20,55 dólares (17,44 euros).

Com o Montepio Poupança Reforma é possível poupar, assegurando um complemento à reforma, com a vantagem de usufruir de flexibilidade nas entregas e reembolsos. É uma modalidade mutualista, com um valor inicial de subscrição de 100€, exclusiva para associados da Associação Mutualista Montepio, que, além de ser uma poupança, permite investir no seu futuro.