Os Presidentes da Coreia do Sul e da China vão reunir-se na próxima semana para tentar melhorar as relações bilaterais beliscadas pela instalação de um sistema de defesa antimíssil norte-americano, foi anunciado esta terça-feira.

Moon Jae-in e Xi Jinping vão manter conversações à margem de um fórum regional anual que vai decorrer no Vietname, na próxima semana, afirmou Nam Gwan-pyo, responsável da presidência sul-coreana.

O encontro tem lugar no quadro dos esforços por parte de Seul e Pequim para melhorar as relações bilaterais, indicou o mesmo responsável, em declarações transmitidas pela televisão e citadas pela agência de notícias norte-americana Associated Press.

Em resposta à controversa instalação de um sistema de defesa antimíssil norte-americano, o THAAD, Pequim lançou uma retórica agressiva, argumentando que o THAAD representa uma ameaça à segurança nacional chinesa. Os negócios sul-coreanos presentes na China foram alvo de retaliações económicas.

Isto apesar de Seul e o seu principal aliado, Washington, garantirem que o sistema tem objetivos meramente defensivos e visa responder a ameaças por parte da Coreia do Norte.

O encontro com Xi Jinping vai ser o segundo desde que Moon assumiu a presidência da Coreia do Sul em maio, depois do que teve lugar na Alemanha à margem da cimeira do G20.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR