Dezenas de independentistas concentraram-se esta quarta-feira à tarde na estação de comboios de Sants, em Barcelona, para se despedirem dos membros da Mesa do Parlamento catalão que iam viajar para Madrid para prestarem declarações no Supremo Tribunal. As audições acontecem esta quinta e sexta-feira e estes membros do Parlamento catalão estão acusados de “rebelião, sedição e desvio de fundos“, no âmbito do processo de declaração unilateral de independência da Catalunha.

De acordo com o El Mundo, a concentração tinha sido convocada através das redes sociais pela Assembleia Nacional da Catalunha, que acabou desconvocada minutos depois “a pedido dos membros da Mesa do Parlamento”, apesar de centenas de pessoas terem também manifestado esse apoio aos acusados, na Praça dos Países Catalães.

Durante uma hora, os apoiantes esperaram sem que ninguém aparecesse. Mas lá chegaram os políticos independentistas Anna Simó, Joan Josep Nuet, Lluís Corominas e Lluís Guinó. Na estação apareceram, por essa altura, uma dezena de jovens com bandeiras espanholas e aos gritos contra a independência e contra Carles Puigdemont. A polícia catalã (os Mossos d’Esquadra) tiveram de intervir para evitar incidentes, separando os dois blocos que se insultaram mutuamente.

Alguns dos manifestantes a favor da unidade espanhola tinham o rosto coberto e pediram prisão para Puigdemont. Ambos os blocos foram trocando gritos como se fossem claques organizadas. De um lado gritou-se “Inde-Independência”. Do outro “In-Inte-Intelegência”, com a mesma melodia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR