Depois de ter detido o autor do atentado em Manhattan, Sayfullo Saipov, o FBI emitiu na tarde desta quarta-feira um alerta de busca de um segundo homem por suspeitas de ligação ao ataque mais mortífero de Nova Iorque desde o 11 de setembro. Trata-se de Mukhammadzoir Kadirov, um homem de 32 anos, também natural do Uzebequistão. À noite, e segundo adianta o The New York Times, Kadirov foi localizado pelo FBI, sem que a polícia tenha adiantado mais pormenores.

Pelo menos oito pessoas morreram e 12 ficaram feridas na sequência do ataque desta terça-feira em Nova Iorque. Sayfullo Saipov, 29 anos, entrou em sentido contrário por uma via exclusiva para ciclistas, ao volante de um jipe alugado, junto do rio Hudson, na zona de Tribeca, em Manhattan, acabando por embater contra um autocarro escolar do liceu Stuyvesant. Depois de abandonar o veículo, foi atingido a tiro no abdómen pelas autoridades.

Saipov é natural do Uzebequistão e terá planeado durante semanas aquele ataque. De acordo com a informação avançada pelo governador de Nova Iorque, Saipo “está ligado” ao Estado Islâmico e “radicalizou-se” nos Estados Unidos. Vivia atualmente na cidade de Tampa, no estado da Florida, e estaria a viver nos Estados Unidos desde 2010. Esta quarta-feira já foi presente ao juiz e acusado formalmente de terrorismo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR