A Ford concebeu um robô cujo único fito é imitar o movimento que o traseiro humano realiza no banco do automóvel, de forma a conseguir não só garantir um maior conforto, como também uma maior longevidade da parte deste importante componente em qualquer veículo automóvel.

Com o nome de Robutt (afinal, que outro nome poderia ter?), esta espécie de traseiro robótico actua entrando e sentando-se nos bancos, da mesma forma que qualquer humano habitualmente faz. Só que realiza este mesmo movimento não uma, 10 ou 100 vezes, mas sim um total de 25 mil vezes, ao longo de apenas três semanas! Basicamente, o esforço a que é sujeito um banco, ao longo de uma década, quando instalado num veículo Ford.

“Desde o primeiro momento em que nos sentamos no nosso carro novo, o assento procura criar uma sensação de comodidade e qualidade”, afirma Svenja Froelich, engenheira responsável pela durabilidade, na sede europeia da Ford, em Colónia. “Antes utilizávamos cilindros pneumáticos que se moviam para cima e para baixo. Agora, com o Robutt, somos capazes de replicar de forma muito precisa aquele que é o comportamento real das pessoas”, acrescenta.

Com as dimensões de um homem de tamanho médio, o Robutt foi utilizado, pela primeira vez, nos bancos do novo Fiesta. Os quais foram construídos com base em mapas de pressão, visando o estabelecimento de um “assento-padrão”, colocado à prova, em aspectos como o desgaste e rotura dos materiais, através da utilização do “Robutt”.

O melhor mesmo é ver o vídeo e conhecer o Robutt, o primeiro robô com um traseiro (quase) igual ao seu (e ao nosso).

[jwplatform ompu0sw5]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR