Anunciado o desafio de produzir um desportivo capaz de ombrear com superdesportivos como os McLaren ou Porsche, ou até mesmo com propostas de construtores mais generalistas, como a Nissan e o seu GT-R, a Toyota acaba de dar a conhecer, no SEMA de Las Vegas, o seu mais recente “acelera”: um protótipo com mais de 600 cv de potência, que tem por base não um qualquer coupé ou sedan, mas o crossover compacto C-HR.

Originalmente concebido para albergar uma unidade híbrida, este C-HR enverga um bloco muito diferente, cuja única semelhança com a motorização que podemos encontrar no SUV é, apenas e só, o facto de ser também um quatro cilindros. Neste caso, com 2,4 litros e 608 cv de potência!

Para conseguir este feito, a marca nipónica teve de efectuar várias alterações. A começar pelo propulsor, que recebeu um sistema de turbos Garret específico, além de uma caixa de velocidades desportiva de apenas cinco relações e um diferencial.

Mas porque a intenção dos responsáveis da Toyota não era que este C-HR fosse rápido apenas em linha recta, também o chassi foi alvo de melhoramentos, tendo sido evoluído para uma utilização em circuito. O sistema de travagem de fábrica também foi trocado por uma solução Brembo de competição e os pneus de origem deram lugar a slicks de pista.

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No domínio da aerodinâmica, e conforme as fotos bem documentam, o modelo recebeu uma série de soluções, das quais se destaca a introdução de uma enorme asa traseira. Ao mesmo tempo que, para aliviar o peso, no habitáculo foram retirados alguns dos equipamentos que tradicionalmente vêm de série nas versões à venda nos concessionários.

Concretizadas todas estas modificações, a Toyota garante que este C-HR muito especial conseguiu ser mais rápido, nos testes já realizados no circuito norte-americano de Willow Springs, que um McLaren 650S Spyder, um Porsche 911 GT3 e que um Nissan GT-R Nismo. Feito que, no entanto, não impede a marca nipónica de ambicionar mais, prometendo desde já continuar a desenvolver este protótipo, submetendo-o a novos testes. Até como forma de dar corpo à ambição de não fazer um protótipo apenas de exposição, mas também um veículo capaz de proporcionar um enorme divertimento na condução, além de com uma mais ampla faixa de utilização.

Mas se este C-HR em concreto dificilmente conhecerá, um dia, uma versão de produção, corre por aí que a Toyota prepara já uma outra variante, mais potente e focada nas prestações, deste seu crossover compacto. Resta saber para quando.