Catalunha

Quase 2 mil empresas já abandonaram a Catalunha desde o referendo independentista

276

Um total de 1.982 empresas já saiu da Catalunha desde 1 de outubro, dia em que se realizou o referendo de autodeterminação considerado ilegal pelo Estado espanhol.

Getty Images

Um total de 1.982 empresas já saiu da Catalunha desde 1 de outubro, dia em que se realizou o referendo de autodeterminação considerado ilegal pelo Estado espanhol, segundo dados do Colegio de Registradores da Espanha.

Segundo a entidade na qual estão inscritas as empresas espanholas, o ritmo de mudança da sede social das empresas da Catalunha para outros pontos em Espanha passou de 140 na passada sexta-feira, dia em que o parlamento regional declarou a independência da região, para 62 na segunda-feira, o primeiro dia de trabalho depois de o Governo espanhol ter anunciado a demissão do executivo catalão, a dissolução do parlamento regional e a marcação de eleições para 21 de dezembro.

No entanto, a descida não parece ter-se consolidado, visto que na terça-feira o número aumentou mais uma vez, para 99 empresas.

Mesmo assim, estes números já estão longe dos verificados em 19 de outubro último, quando saíram da Catalunha 268 empresas, ou em 9 de outubro, quando abandonaram 212.

Em sentido contrário, mudaram-se para essa comunidade autónoma 78 empresas desde 1 de outubro, o que significa um saldo total negativo de 1.904.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

Catalunha em S. Bento

Luís Reis
330

O desprezo que o Governo vota à Economia, às empresas e empresários, é uma constante e tornou-se gritante. Não incentiva o investimento, não dá sinais positivos de estabilidade e ufana-se de migalhas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site