Michael Fallon demitiu-se do cargo de ministro da Defesa britânico e toda a gente pensava que isso tinha acontecido depois de uma jornalista ter revelado que, há 15 anos, ele lhe pôs a mão repetidamente na perna durante um jantar. Mas havia outro motivo. Sabe-se agora que, nos últimos dias, a líder da Câmara dos Comuns, Andrea Leadsom, entregou um dossier com alegados comentários que Fallon proferiu há anos em reuniões parlamentares.

Andrea Leadsom contou que, depois de uma vez se ter queixado de ter as mãos frias, Fallon lhe respondeu: “Eu sei onde pode colocar as mãos para as aquecer”. Estes comentários a que Leadsom se refere remontam a 2011, durante as reuniões na comissão de Finanças do Parlamento do Reino Unido.

Uma fonte próxima do ex-ministro diz que Michael Fallon nega ter proferido aquela frase específica, mas admite ter feito comentários impróprios. A mesma fonte admite que Fallon foi “bastante tátil” e “colocou o braço por cima do ombro” de Leadsom.

A líder da Câmara dos Comuns relatou os comentários a Theresa May, insistindo que Fallon deveria ser demitido. Andrea Leadsom falou sobre este episódio depois de na segunda-feira ter sido discutido um plano no sentido de dar apoio às vítimas de assédio sexual no Parlamento.

Membro do governo de May envolvido em caso de assédio sexual

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR