Sem Ronaldo e sem Patrício e com muitas caras novas. Fernando Santos revolucionou os convocados para os encontros particulares com as seleções da Arábia Saudita, dia 10 de novembro em Viseu, e com os Estados Unidos da América, dia 14 em Leiria. Os jogos vão ser transmitidos em simultâneo pelos três canais generalistas e decorrem em dois dos distritos mais afetados pelos últimos incêndios, com a FPF a entregar as receitas às vítimas numa atitude realçada pelo selecionador que perdeu também bens nos fogos: “A casa dos meus avós ardeu”, relembrou o treinador.

Relativamente à última convocatória para jogos da seleção A “caem”, além de Ronaldo e Rui Patrício, os defesas Cédric, Bruno Alves, José Fonte e Eliseu, os médios William Carvalho, João Moutinho, André Gomes e Renato Sanches e Quaresma. Quanto aos nomes deixados de fora, quando questionado se a ausência de Cristiano Ronaldo se devia ao facto de o português estar a viver um momento menos feliz ao serviço do Real Madrid, Fernando Santos sorriu e disse que “não era possível, seguramente” deixar de convocar Ronaldo “por essa razão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já as novidades estão em todos os setores. Começando pela baliza: José Sá aproveita a saída de Rui Patrício para entrar na convocatória. O guardião do FC Porto já tinha sido convocado para a Taça das Confederações, mas não fez qualquer partida pela Seleção Nacional. O português de 24 anos tem sido presença assídua entre os postes dos portistas desde que Sérgio Conceição o fez titular contra o Leipzig, dia 17 de outubro, no jogo da Liga dos Campeões.

Mas a maioria das novas caras está no setor defensivo, com Kévin Rodrigues, Ricardo Ferreira, Edgar Ié, Ricardo Pereira e João Cancelo a serem chamados. Kévin, Ferreira e Ié estreiam-se em convocatórias pela seleção A.

Kévin Rodrigues, defesa esquerdo de 23 anos, é luso-francês e atua no Real Sociedade, clube para o qual se transferiu em 2015 proveniente do Dijon. A primeira internacionalização por Portugal foi ao serviço da seleção de sub-21, num jogo particular contra a Noruega, em que foi titular.

O luso-canadiano Ricardo Ferreira, defesa central do Sporting de Braga de 24 anos, já tinha feito 22 internacionalizações pelas camadas jovens, desde os sub-17 aos sub-21. Contudo, só agora é chamado à equipa principal.

O último dos estreantes na defesa, Edgar Ié, do Lille, clube para o qual se transferiu este ano. Ié atua tanto no lado direito como no centro da defesa. Tem uma série de internacionalizações pelas camadas jovens, tendo inclusive jogado pela seleção olímpica que Rui Jorge levou ao Brasil.

No meio campo, as principais novidades são Manuel Fernandes e Rony Lopes, este último estreante em convocatórias para a seleção A. No ataque, apenas Bruma é novidade relativamente à convocatória para os últimos jogos de qualificação para o Mundial 2018.

Manuel Fernandes, do Lokomotiv Moscovo, não era convocado nem jogava pela seleção desde 2012. A última partida do internacional português foi num particular contra a Polónia.

Rony Lopes, jogador de 21 anos do Mónaco, conta com 12 internacionalizações pelos sub-21 e um golo e tem agora a oportunidade de se estrear na equipa principal.

Lista completa dos 24 convocados:

Guarda-redes: Beto (Goztepe, Turquia), Anthony Lopes (Lyon, França) e José Sá (FC Porto);

Defesas: Pepe (Besiktas, Turquia), Luís Neto (Fenerbahçe, Turquia), Nelson Semedo (FC Barcelona, Espanha), Antunes (Getafe, Espanha), Kévin Rodrigues (Real Sociedad, Espanha), Ricardo Ferreira (Sporting de Braga), Edgar Ié (Lille, França), Ricardo Pereira (FC Porto) e João Cancelo (Inter de Milão, Itália).

Médios: Danilo (FC Porto), João Mário (Inter Milão, Itália), Bruno Fernandes (Sporting), Ruben Neves (Wolverhampton, Inglaterra), Manuel Fernandes (Lokomotiv Moscovo, Rússia) e Rony Lopes (Mónaco, França).

Avançados: Bernardo Silva (Manchester City, Inglaterra), Gelson Martins (Sporting), André Silva (AC Milan, Itália), Éder (Lokomotiv Moscovo, Rússia), Gonçalo Guedes (Valência, Espanha) e Bruma (Leipzig, Alemanha).