O chefe de Estado português afirmou esta quinta-feira que espera receber em 2018 o Presidente da China, Xi Jinping, em visita de Estado a Portugal e considerou que as relações luso-chinesas “atravessam, porventura, o melhor momento”.

Marcelo Rebelo de Sousa falava no final da IV Gala Portugal-China, num hotel de Lisboa, na presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, do embaixador da República Popular da China em Portugal e do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, entre outros convidados.

“Terei grande satisfação em receber o senhor Presidente Xi Jinping em visita de Estado, que, espero, possa concretizar-se em breve, talvez mesmo no próximo ano”, afirmou, acrescentando que a data está a ser acertada “pelos canais diplomáticos usuais”.

Antes, o Presidente da República referiu que, “no respeito da diversidade dos princípios constitucionais e institucionais de cada um dos países”, enviou “há dias” a Xi Jinping, também secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC), “uma mensagem de felicitações pelos sucessos do XIX Congresso” do PCC, realizado em outubro.

“O ímpeto de reforma e a visão da China do futuro aí consagrados enquadram-se na nossa própria perspetiva de expansão do relacionamento bilateral num mundo sem protecionismos”, declarou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR