O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou esta quinta-feira que ordenou o pagamento dos títulos de dívida de 2017 da empresa petrolífera estatal, assim como reestruturar e refinanciar a dívida externa venezuelana.

“Amanhã [sexta-feira] temos que pagar 1,12 mil milhões de dólares (1,03 mil milhões de euros) de títulos de Petróleos da Venezuela SA 2017. Ordenei que à primeira hora de sexta-feira se inicie o pagamento e decreto, a partir desse dia, um refinanciamento da dívida externa da Venezuela”, disse.

O anúncio teve lugar durante uma cerimónia no passeio Los Próceres, junto do principal forte militar de Caracas, transmitido em simultâneo e de maneira obrigatória pelas rádios e televisões do país.

“Vamos fazer uma reformulação completa de todos os pagamentos externos, para dar um equilíbrio e cumprir com todos os compromissos do país”, frisou.

Por outro lado precisou que a Venezuela pagou, na semana passada, 841 milhões de dólares (721 milhões de euros) de dívida externa.

“Tenho o dinheiro. Assim como tenho o dinheiro que necessitamos para as importações de alimentos (…) a nossa intenção é continuar cumprindo internacionalmente, mas a nossa intenção é que cesse a perseguição financeira dos bancos internacionais contra a Venezuela”, disse.

Nicolás Maduro anunciou ainda que nomeou uma comissão especial para o refinanciamento da dívida, que está presidida pelo vice-presidente executivo, Tareck El Aissami, a quem deu instruções para convocar todos os bancos e portados de títulos de dívida.

A Constituição da Venezuela estabelece que uma reestruturação da dívida externa do país deve ser aprovada pela Assembleia Nacional (parlamento), onde a oposição detém a maioria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR