Os preços da casas continuam a subir em Portugal, confirma o primeiro estudo do Instituto Nacional de Estatística sobre a venda de habitações em todos os concelhos do país. A cidade de Lisboa é aquela onde é mais caro comprar uma habitação familiar por cada metro quadrado, seguida de Cascais e de Loulé. Em média, uma casa em Portugal custa 896 euros por cada metro quadrado, indicam os dados recolhidos entre julho de 2016 e junho de 2017. Mas há locais onde esse preço pode ir até aos 2.231 euros por metro quadrado.

Estes valores são 6% superiores ao período homólogo, em que um metro quadrado de uma habitação familiar custava, em média, 830 euros. Há 41 concelhos acima da média, a maior parte dos quais na região do Algarve: no sul português, apenas dois concelhos — Monchique e Alcoutim — estão abaixo da média nacional. E há 79 municípios com preços situados abaixo da média nacional, a maior parte dos quais do interior de Portugal: os concelhos com preço mais baixo são aqueles que estão mais próximos da fronteira com Espanha.

Saiba quais são os municípios com preço mais elevado na fotogaleria aqui em cima. Os dados do INE são atualizados trimestralmente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR