A Polícia Judiciária (PJ) esteve na sede da Federação Portuguesa de Futebol em julho para recolher informação e documentos no âmbito do badalado caso dos emails, que eclodiu a 19 de outubro quando foram feitas buscas no Estádio da Luz. As autoridades estiveram ainda em algumas residências particulares de elementos ligados ao Benfica, entre os quais o presidente, Luís Filipe Vieira, o assessor jurídico Paulo Gonçalves e o ex-diretor de conteúdos da BTV Pedro Guerra — além de outros dirigentes de várias estruturas do futebol português.

A notícia foi avançada esta noite pela TVI, que destaca também que não foi necessário qualquer mandado de busca para essa operação. Tudo porque, como tinha sido tornado público a 23 de junho, durante a participação da Seleção Nacional na Taça das Confederações, o próprio Fernando Gomes tinha contactado Almeida Rodrigues, diretor nacional da PJ, e a Procuradoria-Geral da República liderada por Joana Marques Vidal, no sentido de disponibilizar todas as classificações, nomeações e relatórios de árbitros desde dezembro de 2011 — altura em que trocou a Liga de Clubes pela Federação Portuguesa de Futebol.

Caso dos emails. Fernando Gomes chama PJ à sede da Federação

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Desde o primeiro dia do seu mandato na FPF, Fernando Gomes tem feito um trabalho silencioso, mas eficaz, para defender a verdade desportiva. Sempre que tem conhecimento de qualquer informação ou facto que possa indiciar irregularidades ou práticas criminais, o presidente da FPF encaminha esses dados para as entidades policiais, de investigação ou para os órgãos de justiça desportiva. Este combate, que tem sido feito de forma discreta, mas com pulso firme, não é feito na praça pública, mas nas instâncias adequadas, com competência para apurar a verdade dos factos“, tinha explicado na altura uma fonte oficial do organismo à Lusa.

Dois dias antes dessa tomada de posição, Francisco J. Marques, diretor de informação e comunicação do FC Porto, tinha acusado o Benfica de “monitorizar mensagens de Fernando Gomes”. “Mensagens pessoais que tinha trocado, centenas de SMS. E agora o que têm a dizer sobre violação de correspondência privada? O que têm a dizer estas virgens ofendidas? Estão enterrados até ao pescoço. Alguém acredita que o Benfica é um competidor sério? E depois andam todos ofendidos. Os adeptos do Benfica não têm culpa nenhuma disto, mas também têm de ter real noção de quem é esta gente que tem no clube. E espero que não venham desmentir porque não quero ter de estar a mostrar as provas das mensagens“, comentou no programa Universo Porto de Bancada.

Caso dos emails. FC Porto acusa Benfica de monitorizar mensagens SMS de Fernando Gomes

De recordar que, tendo por base alguns emails trocados por dirigentes e elementos ligados ao Benfica, o FC Porto acusou o rival de tentar influenciar algumas notas e avaliações de árbitros e observadores. Foi por isso que, quando “abriu as portas” à PJ, Fernando Gomes terá disponibilizado toda a informação sobre o tema.

PJ investiga ligações entre responsáveis do Benfica e dirigentes da estrutura do futebol