A Novo Macau, a maior associação pró-democracia do território, elegeu, na noite de sexta-feira, Kam Sut Leng como presidente e Wong Kin Long para vice-presidente, disse à Lusa o deputado Sulu Sou, da mesma associação.

Kam Sut Leng, professora, tem sido uma figura assídua nas atividades da Associação Novo Macau (ANM) nos últimos anos.

Numa entrevista ao jornal Ponto Final, em 2014, indicava que tinha entrado oficialmente nesse ano para a associação, mas que participava em atividades desde 2012, quando conheceu membros da formação numa manifestação de professores.

Questionada sobre o motivo de não se ter candidatado, em 2013, a um assento na Assembleia Legislativa de Macau, disse na altura: “Prefiro estar nos bastidores a ser o centro das atenções. Prefiro estar a fazer o trabalho de despertar a consciência de outras pessoas para se preocuparem mais com a cidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A associação teve vários presidentes nos últimos anos, passando por Jason Chao e pelo agora deputado Sulu Sou. Mais recentemente era dirigida por Scott Chiang que, em maio, anunciou a sua saída, mantendo-se como presidente interino até agora.

O novo vice-presidente, Wong Kin Long, de 20 anos, foi o mais jovem candidato às eleições legislativas de Macau, que decorreram em setembro, ocupando o quarto lugar na lista liderada por Sulu Sou.

Durante as eleições, Wong foi alvo de uma queixa, apresentada à comissão de assuntos eleitorais, que alegava que tinha defendido nas redes sociais a independência de Hong Kong.

O jovem negou peremptoriamente a acusação, que poderia ter levado à sua desqualificação, o que não aconteceu.

Um aditamento à nova lei eleitoral, aprovado em 2016, obriga os candidatos a assinarem uma declaração de fidelidade a Macau enquanto Região Administrativa Especial da China.

Esta declaração de fidelidade, cuja sinceridade é avaliada pela comissao eleitoral, tem em conta, por exemplo, opiniões manifestadas pelos candidatos no passado, e surgiu na sequência de uma decisão de Pequim em relação a Hong Kong, que resultou no afastamento de dois deputados independentistas, em novembro passado.

Além de Sulu Sou, outros dois deputados têm ligações à ANM. Ng Kuok Cheong e Au Kam San, com assentos no hemiciclo, foram líderes históricos da associação, mas distanciaram-se nos últimos anos. O primeiro mantém-se como membro, ainda que fora da direção, e o segundo afastou-se por completo. Os três concorreram em listas separadas às eleições.