Mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida no porto brasileiro de Santos, perto de São Paulo, Brasil, numa carga com destino a Anvers, na Bélgica, indicaram as autoridades aduaneiras.

Na embarcação foram apreendidos 32 sacos de droga, contendo um total de 1,098 toneladas de cocaína, precisou um responsável da operação aduaneira.

A droga encontrava-se em sacos dissimulados no interior de grandes recipientes de plástico contendo levedura, adiantou.

A carga ilícita estava metida num contentor que devia seguir viagem marítima nos próximos dias até Anvers.

Tratou-se da maior apreensão de droga naquele importante porto brasileiro este ano e uma das maiores registadas na América Latina em igual período de tempo.

A 23 de outubro, 936 quilos de cocaína tinham sido apreendidos numa carga e, desde o início do ano, as autoridades locais já apreenderam 10,6 toneladas daquela droga, quase tanto como em todo o ano de 2016.

Em setembro último, a polícia brasileira lançou uma vasta operação para desmantelar uma rede ligada ao narcotráfico que enviava a droga para a Europa por via marítima, tendo sido emitidos 127 mandados de detenção.

Segundo as forças da ordem, São Paulo tem funcionado como um plataforma de armazenamendo dos países produtores de cocaína da América do Sul.

Em agosto, oito pessoas foram detidas em França após a aprensão no porto de Havre de 1,3 toneladas de cocaína proveniente daquele porto brasileiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR