Na prisão espanhola Catalunya Brians II, há vida por detrás das grades. O fotógrafo Paul Coll, membro da equipa RUIDO Photo, coordena um grupo de fotografia que reúne os reclusos duas vezes por semana para aprenderem a arte fotográfica. Primeiro, os presos aprendem os princípios básicos da fotografia. Depois, começam a fazer retratos dos colegas. Entre um passo e outro, aprendem também a falar deles próprios. E a refletir sobre o passado, o presente e o futuro.

Numa reportagem pela VICE Espanha acerca deste programa, um dos presos diz que “este curso é a única coisa boa na prisão, o resto não me serviu para nada”. Manuel, o recluso entrevistado, diz que perdeu tudo ao entrar para prisão: a família desmoronou-se, as filhas já estão crescidas e não tem casa. Mas a fotografia também foi o passaporte para a única saída da prisão que teve desde que foi detido: teve a oportunidade de assistir a uma exposição onde a fotografia estava.

Na fotogaleria aqui em cima pode ver 10 das fotografias que saíram das lentes dos reclusos da prisão Catalunya Brians II. Na legenda, estão alguns aspetos da vivência na prisão que partilharam na reportagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR