Zona Euro

Crescimento da zona euro mantém-se forte no início do 4º trimestre

O crescimento da zona euro manteve-se forte no início do último trimestre, com o ritmo da criação de emprego a aumentar ao nível mais alto da década, segundo dados divulgados pelo índice PMI.

ARNE DEDERT/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O crescimento da zona euro manteve-se forte no início do último trimestre, com o ritmo da criação de emprego a aumentar ao nível mais alto da década, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo índice PMI. O PMI Composto final do IHS Markit para a zona do euro caiu dos 56,7 pontos em setembro para os 56,0 no mês passado, permanecendo, no entanto, acima da marca de 50, que separa o crescimento de contração.

“O crescimento da zona do euro manteve o forte ímpeto no início do quarto trimestre. Com a expansão dos novos negócios a aumentar, novembro deverá ser também um bom mês para a atividade empresarial”, comentou o economista-chefe do IHS Markit, Chris Williamson.

De acordo com os dados disponíveis, o crescimento das novas encomendas acelerou, apesar de as empresas terem aumentado os seus preços ao nível mais elevado desde meados de 2011 e de o índice de preços de produção ter subido para o valor mais alto em sete meses para os 53,1 pontos (de 52,7 pontos).

O PMI do setor de serviços, por sua vez, caiu para 55,0 pontos, dos 55,8 pontos observados em setembro.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Estado

O Estado e a verdade

Rui Ramos

Este é um Estado que teve seis anos José Sócrates à frente do governo, carregado de suspeitas de corrupção, mentira e conspiração contra o Estado de direito – e nada fez para esclarecer as dúvidas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site