Pode parecer que é mais uma tentativa apressada de aproveitar uma moda — a moda do Hygge e do Lagom que tomaram o mundo de assalto e parece que vieram para ficar — mas, na verdade, a Barnängen tem mais história que as próprias histórias que estas palavras estranhas nos contam. Fundada em 1868 em Estocolmo, chegou a ser a fornecedora oficial da Corte Real e ao longo dos anos tornou-se uma das marcas mais icónicas na Suécia, reconhecida pelos seus produtos genuínos, naturais, puros e suaves. Gerações inteiras de suecos usaram e continuam a usar estes produtos e, sim, a marca continua a servir a família real nos dias de hoje.

Alguns dos produtos de corpo que já se encontram à venda em Portugal.

E pensar que tudo começou com um mero sabão para bebé… Tal como a nossa centenária Claus Porto em Portugal, também a Barnängen se soube reinventar e adaptar à passagem do tempo. No início do século passado, a marca começou a prestar atenção às exigências da pele delicada das crianças, tendo começado a trabalhar com dermatologistas para criar a primeira linha infantil totalmente dedicada aos mais novos. E esta preocupação foi-se mantendo em toda a linha de atuação: as receitas foram sendo refinadas e melhoradas, tendo sempre em vista a pureza e a natureza dos ingredientes. E quando o mundo mudou, a Barnängen mudou com ele. Passou dos sabonetes em barra para o líquido, expandiu-se para os cremes, os champôs e para toda a parafernália de fórmulas diferentes que os anos 80 trouxeram. E com a entrada no novo milénio, vieram os novos estudos e as novas fórmulas com proteínas de iogurte e aloé vera. O portfólio de produtos continuou a ser expandido até aos dias de hoje, com fórmulas inovadoras, modernas e suaves para toda a família.

Mas onde é que entra o Lagom?

É uma boa questão. Mas é preciso entender o que esta palavra significa e onde é que se inclui na beleza. Lagom é uma palavra que, apesar de parecer simples, descreve todo o estilo de vida sueco. A sua tradução é qualquer coisa como “nem demais, nem de menos”, ou seja, define uma vida equilibrada. Esta é a maneira sueca de encarar a vida, uma filosofia que se baseia no equilíbrio perfeito. Como Estocolmo, um lugar onde a natureza e a tradição, a vida citadina e o progresso se cruzam. Não é muito urbana nem muito rural. Não é muito apressada nem muito calma. É lagom.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Lagom” e a felicidade. O que é que temos a aprender com os suecos?

E esta forma de encarar a vida, na beleza, refere-se também a cuidados simples e equilibrados, sem coisas artificiais, sem bolsas de maquilhagem a atafulhar de produtos e mais produtos e, acima de tudo, a saber simplificar e a escolher fórmulas naturais. É exatamente assim que os suecos veem a beleza e é aqui que assenta a filosofia de Barnängen: uma fusão de ingredientes de inspiração nórdica. Produtos ricos mas, ao mesmo tempo, leves. Que dão energia mas também relaxam. Que nutrem e refrescam. Que são intensos mas suaves. Em suma, que proporcionam cuidados equilibrados para uma pele equilibrada.

A combinação perfeita entre a natureza e a ciência

Os produtos de Barnängen baseiam-se em fórmulas de beleza ancestrais cientificamente testadas e especialmente desenvolvidas para proteger a pele e garantir uma hidratação plena. Os ingredientes são (e não seria de esperar outra coisa) nutritivos como as amoras do ártico, a flor de sabugueiro ou a bétula, nos quais os suecos depositaram a sua confiança durante séculos.

A Portugal chegam as linhas de corpo com produtos de hidratação e banho à venda nos hipermercados. Na fotogaleria, conheça alguns dos produtos que já pode experimentar e ser… Lagom.