Prémio Nobel

O discurso do Nobel de Bob Dylan foi acusado de plágio. Mesmo assim, acaba de ser publicado em livro

O prémio foi polémico e o discurso também, com o cantor vencedor do Nobel da Literatura a ser acusado de plágio. Agora, o texto deu livro. Tem apenas 32 páginas. A edição especial custa 2.500 dólares.

JIM LO SCALZO/EPA

A escolha de Bob Dylan para o Prémio Nobel da Literatura de 2016 provocou polémica e o discurso de aceitação, feito apenas em junho deste ano, ao piano, também, com o cantor a ser acusado de plagiar um site de análise de obras literárias para estudantes — enquanto pensava que estava a citar Moby Dick, de Herman Melville.

Como se não bastasse, esse mesmo discurso, em que Dylan também cita A Odisseia e A Oeste Nada de Novo, acaba de ser publicado em livro, pela Simon & Schuster — “Dylan como nunca o viu”, diz o texto promocional da editora.

De apenas 32 páginas, O Discurso do Nobel tem uma edição corrente e outra especial, de capa dura, limitada a uma centena de exemplares, numerados e autografados. Preço: 2.500 dólares (cerca de 2.153 euros).

Alguma crítica — exatamente aquela que considerou desadequada a distinção do cantor e letrista com o galardão máximo da literatura — diz que esta publicação é “uma fraude com 32 páginas” ou uma “piada de mau gosto”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Economia

Do Nobel, da racionalidade e da moralidade

João Pires da Cruz
168

O ecossistema que usa expressões como “especuladores da economia de casino” ou “fundos abutres” assenta num puritanismo antieconómico e em ideologias com 150 anos que há 149 que se sabe serem erradas.

Economia

Richard Thaler e o Estado como senhorio público

José Manuel Moreira e André Azevedo Alves
164

Trata-se de revelar a premissa omissa na agenda progressista: a noção de que o Estado se encontra investido da autoridade de um senhorio público com inquestionável poder de domínio sobre a sociedade.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site