Offshores

Paradise Papers. O centro comercial na Lituânia em que Bono investiu 5,8 milhões de euros

220

Bono investiu na compra de um centro comercial na Lituânia em 2007, com 5,8 milhões de euros. O Aušra tem 3,7 mil metros quadrados e fica situado numa cidade com apenas 26 mil pessoas.

Getty Images

Bono, o vocalista da banda U2, usou uma empresa offshore em Malta, a Nude Estates, para investir na compra de um centro comercial em Utena — uma cidade com apenas 26 mil pessoas — no nordeste da Lituânia em 2007.

O investimento no Aušra (palavra lituana para “amanhecer”), — no valor de 5,8 milhões de euros — foi feito através do seu nome civil Paul Hewson, sem declarar a sua função de vocalista da banda irlandesa, revela a investigação Paradise Papers, levada a cabo pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

Bono era um investidor passivo e minoritário na Nude Estates Malta Ltd, uma empresa legalmente registada em Malta até ter sido liquidada voluntariamente em 2015″, explicou a porta-voz de Bono ao The Guardian.

Em 2012, a propriedade do centro comercial passou para a Nude Estates 1 — uma empresa com sede na ilha de Guernsey, no Canal da Mancha. A porta-voz revelou ao The Guardian que Bono também era um investidor passivo e minoritário na empresa Nude Estates 1. Dois anos depois, a Nude Estates original fechou.

A fachada do centro comercial em que Bono investiu (Foto de Irmantas Kanapeckas/panoramio.com)

O centro comercial, com 3,7 mil metros quadrados, abriu em 2006 — um ano antes de Bono ter investido nele. Em abril de 2007, a Eika, a empresa que o construiu anunciou que o centro comercial tinha sido comprado por um investidor estrangeiro anónimo.

O vocalista Bono não é o único exposto pelos Paradise Papers. A investigação de mais de 13 milhões de ficheiros abarca mais de 120 políticos no mundo inteiro, celebridades e e até a rainha de Inglaterra. Chega também às grandes multinacionais como a Apple, a Nike e a Uber.

Paradise Papers. Nova investigação expõe políticos, celebridades e até a rainha de Inglaterra

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: cbranco@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site