Peugeot

Adivinhe lá qual é o 2º modelo mais vendido da PSA

Reconhecida pela inovação, traduzida na apresentação sucessiva de novos modelos, a PSA tem, no entanto, como segundo modelo mais vendido no mundo, um verdadeiro clássico… Dá para imaginar qual é?

Autor
  • Francisco António

Numa altura em que acaba de dar a conhecer o seu relatório trimestral de vendas e rentabilidade a nível mundial, o Grupo PSA demonstra também que, por vezes, não há idade que nos derrube… A certeza surge através da lista composta pelos modelos mais vendidos pelo fabricante francês, em todo o mundo. Com o 2º lugar a ser ocupado não por uma novidade, mas antes por um verdadeiro clássico: o Peugeot 405 (verdade!).

Comercializado na Europa apenas nos 10 primeiros anos de existência, altura em que foi substituído pelo Peugeot 406, o 405 continuou, no entanto, a ser fabricado e comercializado (a bom ritmo) em países como o Chile, Argentina, Indonésia, Tailândia, Egipto, Taiwan.

Hoje em dia, já só é produzido no Irão, onde continua a ocupar os primeiros lugares do ranking dos carros mais vendidos no país, graças à parceria celebrada entre a PSA e o fabricante local Iran Khodro. A linha de montagem iraniana recebe todos os componentes do veículo tipo kit de montagem, tendo então apenas de juntar as peças, género Lego gigante, para construir o carro e, em seguida, vendê-lo.

Quanto ao modelo propriamente dito, trata-se de um produto cujas bases são muito semelhantes ao 405 dos anos 80, nomeadamente em termos de plataforma. Embora a Iran Khodro tenha vindo a actualizá-lo, tanto a nível estético, como técnico.

405 para todos os gostos

Graças a essa “actualização”, existem várias versões do 405 no Irão. Com a liderança, em termos de procura, a pertencer ao Peugeot Pars, uma versão modernizada do 405, com uma estética mais actual, um interior renovado e mais equipamento. Com a oferta, no que diz respeito a motores, a resumir-se a um único bloco, um 1,6 litros de 108 cv de potência, com injecção electrónica multiponto e respeitador da norma de emissões Euro 3. Mas que, no capítulo da segurança, pouco mais tem que ABS e cintos…

Além desta versão de topo, no mercado iraniano vendem-se mais duas variantes do 405, denominadas GLX e SLX. A primeira exibe um aspecto idêntico ao modelo que chegou a vender-se na Europa, ao passo que a segunda beneficia de uma ligeira actualização estética, ainda que de gosto (ligeiramente) duvidoso. Estão ambas à venda apenas com o já velhinho 1.8 XU de quatro cilindros e injecção, a debitar 97 cv e que garante acelerações dos 0 aos 100 km/h em 10 segundos, graças aos 1.100 kg de peso que o conjunto anuncia.

A Iran Khodro produz ainda um outro modelo, denominado Samand, e que pouco mais é que uma berlina de aspecto mais moderno, construída em cima da plataforma do Peugeot 405.

Sempre a crescer… muito

Apesar da redução entretanto realizada no número de variantes, nada abala a performance do velhinho 405 no mercado iraniano. O qual, só este ano, já vendeu 191.514 unidades, ou seja, mais 156,4% que em igual período do ano passado.

Graças ao levantamento parcial das sanções económicas e à recuperação da pujança comercial do país, as vendas de veículos novos têm registado um forte impulso, com o 405 a beneficiar desta situação. Assume o 2º lugar do ranking dos automóveis mais vendidos, logo atrás de um outro Peugeot, o moderno 208, e bem à frente da novidade chamada Citroën C3, que completa agora o seu primeiro ano de vendas no país.

Mas se a performance comercial do 405 é inigualável, também vale a pena referir o desempenho do Peugeot 206, modelo também fabricado e comercializado no mercado iraniano. Que, só este ano, registou um crescimento nas vendas na ordem dos 188%, para as 128.512 unidades. Números finais que, ainda assim, não conseguem ultrapassar as prestações arrasadoras de um 405 que, embora já com idade avançada, promete continuar aí para as curvas…

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site