O Orçamento deste ano apresentado ao Parlamento só prevê mais 53,5 milhões de euros de gastos extraordinários com incêndios, em resposta às consequências dos incêndios de Pedrógão Grande que provocaram a morte a 64 pessoas, de acordo com o Conselho das Finanças Públicas.

O Governo tinha assumido que o Orçamento já tinha previsto um gasto extraordinário com a resposta aos incêndios, mas nunca quantificou esse valor, nem perante o Parlamento quando foi questionado sobre o tema, nem nos documentos oficiais entregues – seja o relatório do Orçamento do Estado para 2018 ou no esboço enviado a Bruxelas.

No entanto, com informação dada pelo Ministério das Finanças, o Conselho das Finanças Públicas quantifica estes gastos em 53,5 milhões de euros, no seu parecer à proposta de orçamento publicada esta terça-feira.

A previsão deste valor foi efetuada antes dos incêndios no centro do país que aconteceram precisamente no fim-de-semana que se seguiu à apresentação do Orçamento e que provocaram a morte a mais 45 pessoas, elevando para mais de 100 o número de pessoas que morreram como consequência dos incêndios apenas este ano.

No entanto, o Orçamento que será aprovado na Assembleia da República no dia 27 deste mês deverá ter esta verba reforçada, algo assumido pelo Governo que aprovou um conjunto de medidas para responder à tragédia numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR