Orçamento do Estado

Governo reservou 53,5 milhões de euros como resposta a incêndios no Orçamento

O Governo reservou 53,5 milhões de euros no orçamento para gastos com incêndios depois de Pedrógão Grande. Verba vai ser reforçada em resposta aos incêndios no centro do país que se seguiram.

MIGUEL A. LOPES/LUSA

O Orçamento deste ano apresentado ao Parlamento só prevê mais 53,5 milhões de euros de gastos extraordinários com incêndios, em resposta às consequências dos incêndios de Pedrógão Grande que provocaram a morte a 64 pessoas, de acordo com o Conselho das Finanças Públicas.

O Governo tinha assumido que o Orçamento já tinha previsto um gasto extraordinário com a resposta aos incêndios, mas nunca quantificou esse valor, nem perante o Parlamento quando foi questionado sobre o tema, nem nos documentos oficiais entregues – seja o relatório do Orçamento do Estado para 2018 ou no esboço enviado a Bruxelas.

No entanto, com informação dada pelo Ministério das Finanças, o Conselho das Finanças Públicas quantifica estes gastos em 53,5 milhões de euros, no seu parecer à proposta de orçamento publicada esta terça-feira.

A previsão deste valor foi efetuada antes dos incêndios no centro do país que aconteceram precisamente no fim-de-semana que se seguiu à apresentação do Orçamento e que provocaram a morte a mais 45 pessoas, elevando para mais de 100 o número de pessoas que morreram como consequência dos incêndios apenas este ano.

No entanto, o Orçamento que será aprovado na Assembleia da República no dia 27 deste mês deverá ter esta verba reforçada, algo assumido pelo Governo que aprovou um conjunto de medidas para responder à tragédia numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: nmartins@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site