A SAD do FC Porto foi durante a manhã desta terça-feira alvo de buscas por parte das autoridades. Em causa está a transferência do argentino Lucho González para o Marselha em 2009 — o jogador regressaria ao Dragão em 2012. A SIC Notícias está a avançar que o presidente Pinto da Costa terá sido já ouvido na sequência desta investigação, que partiu da justiça francesa.

De acordo com o apurado pela SIC Notícias, a Polícia Judiciária começou por confirmar que no centro da investigação francesa está “a transferência de um jogador que está ou esteve ao serviço do Marselha”. Lucho González, o futebolista em causa, foi transferido em 2009 do FC Porto (onde estava desde 2005) para o Marselha por 18 milhões de euros. Permaneceu lá durante duas épocas e meia, mas regressou ao Porto em janeiro de 2012 por apenas 2 milhões de euros. São estas as transferências que a justiça francesa está a investigar.

Em comunicado, o FC Porto informou que está a colaborar com a investigação: “A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem informar que está a colaborar desde esta manhã com as autoridades portuguesas e francesas no sentido de dar cumprimento a uma carta rogatória proveniente da justiça francesa, relativa a uma transferência.”

A Policia Judiciária admitiu esta terça-feira a realização de mais diligências na investigação à transferência de Lucho González do FC Porto para o Marselha, depois de concluídas as buscas à SAD azul e branca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte oficial da PJ disse à Lusa que as buscas aos “dragões” decorreram da receção de uma carta rogatória das autoridades francesas, recebida há alguns meses.

A mesma fonte acrescentou que em causa está a investigação à transferência de um jogador e dos proventos dela decorrentes.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto acrescentou que “foram igualmente inquiridas, como testemunhas, pessoas que tiveram ou têm ligações à SAD do FC Porto”.

“Em execução de um pedido de cooperação judiciária internacional recebido das autoridades francesas, o Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto ordenou, [terça-feira], a realização de diversas diligências, designadamente buscas na SAD do FC Porto”, lê-se no comunicado da PGDP.

O documento acrescenta que “estas diligências, nas quais o Ministério Público foi coadjuvado pela Polícia Judiciária, foram também acompanhadas, ao abrigo dos instrumentos legais de cooperação, por dois elementos das autoridades francesas” e que “a carta rogatória em questão está em segredo de justiça”.

Lucho González, antigo capitão dos “dragões”, alinha atualmente nos brasileiros do Atlético Paranaense.