Pelo menos 61 pessoas morreram no Vietname à passagem do tufão Damrey, anunciaram esta terça-feira as autoridades, que indicam não estarem previstos impactos na cimeira da APEC, prevista para esta semana, com a presença de líderes mundiais. “Estamos à procura de 20 pessoas” dadas como desaparecidas, disse à agência AFP um responsável da segurança vietnamita.

A cidade de Danang, que acolhe esta semana o Fórum de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC) sofreu danos menores. Já a vila histórica de Hoi An, património mundial, próxima de Danang, ficou submersa. A tempestade que atingiu a costa do país no sábado foi a pior das últimas décadas, com as autoridades preocupadas com o transborde de rios e lagos.

Os níveis das águas estão a aproximar-se de valores recorde de 1997. No total, mais de 30 mil pessoas, incluindo turistas, tiveram de ser retiradas das zonas próximas da tempestade. Desde o início de 2017, uma dezena de fortes tempestades atingiram o país. Pelo menos 240 pessoas morreram ou foram dadas como desaparecidas devido a inundações e deslizamentos de terras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR