O chef italiano Antonio Carluccio morreu esta manhã de quarta-feira, de acordo com um comunicado enviado pelo seu agente e publicado na página do Twitter do chef. Não foi divulgada a causa de morte. Em 2008, Carluccio internou-se num hospital psiquiátrico de Londres, depois de uma tentativa de suicídio.

É com uma enorme tristeza que anunciamos que, infelizmente, o Commendatore Antonio Carluccio faleceu esta manhã [de quarta-feira]”, pode ler-se no comunicado.

O chef italiano era dono de uma cadeia de restaures de comida italiana– a Carluccio’s — com 96 restaurantes em todo o Reino Unido, fundada em 1999. Antes, em 1981, Carluccio tinha aberto o seu primeiro restaurante: o Neal Street em Covent Garden, Londres. Dez anos depois, em 1998, abriu ao lado do restaurante, o primeiro Caffe de Carluccio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não é apenas o nome de Antonio por cima das nossas portas, mas o seu coração e alma vivem e respiram nos nossos restaurantes”, pode ler-se num comunicado enviado pela cadeira de restaurantes Carluccio’s, citado pela Sky News.

Os seus restaurantes eram frequentados por personalidades como o cantor Elton John ou o príncipe Carlos de Inglaterra. Antonio Carluccio ajudou a lançar a carreira do chef Jamie Oliver.

Desde 2011, participava numa série da BBC, a The Two Greedy Italians, em que viajava ao lado do chef Gennaro Contaldo por Itália para mostrar como a sociedade e a comida evoluíram ao longo dos anos. Também participou no programa Antonio Carluccio’s Italian Feast, do mesmo canal.

Escreveu 22 livros, entre os quais um livro de memórias, lançado em 2012. Mais de metade foram best sellers.

Em 1998 recebeu do governo italiano o título de Commendatore pelos serviços que prestou em Itália. Em 2007 foi condecorado pela Ordem do Império Britânico pela Rainha Isabel II, devido aos serviços prestados na área da restauração. Foi considerado muitas vezes o padrinho da gastronomia italiana.