Catalunha

Pamela Anderson apoia a independência da Catalunha. “Eu estou do lado do povo catalão”

543

"Os catalães sentiram que têm sido suprimidos há muito tempo e tiveram que fazer alguma coisa", pode ler-se numa publicação da nova apoiante de Carles Puigdemont.

VALERY HACHE/AFP/Getty Images

Carles Puigdemont, o presidente do governo regional da Catalunha, tem um novo apoiante. É a atriz e modelo Pamela Anderson. “Eu estou do lado do povo catalão”, revela. O apoio foi demonstrado numa publicação no site da fundação da atriz — The Pamela Anderson Foundation — e partilhado no Twitter pela própria.

Na publicação, a atriz não se demonstra “surpreendida” pelo que aconteceu na Catalunha mas acredita que a situação vai “acalmar”. “Os catalães sentiram que têm sido suprimidos há muito tempo e tiveram que fazer alguma coisa”, explica a atriz.

Os catalães sentiram e bem que não havia justiça”, pode ler-se ainda na publicação.

A atriz chama também a atenção para o facto de a Catalunha ter contribuído para o tesouro nacional e “não terem sido retribuídos”.

Pamela Anderson acusa o Partido Popular de funcionar “numa base de provocação” e acrescenta que “há décadas que têm mostrado um dedo aos catalães”. A apoiante de Carles Puigdemont defende que “a ideia de que Espanha é uniforme é um mito”.

A Catalunha, o País Basco e a Galiza têm a sua própria cultura e idioma e a Catalunha sempre foi a mais aberta ao mundo. As coisas, no geral, começaram lá e estão mais próximos da Europa. Também aumentou com Barcelona sendo uma porta”, explica a atriz.

A atriz admite que “não é muito claro qual é a percentagem de população catalã que realmente quer a independência” mas defende que a questão principal é se “é um desastre tão grande se a Catalunha se tornar independente”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

Catalunha em S. Bento

Luís Reis
360

O desprezo que o Governo vota à Economia, às empresas e empresários, é uma constante e tornou-se gritante. Não incentiva o investimento, não dá sinais positivos de estabilidade e ufana-se de migalhas.

Comportamento

A esperança é o café da manhã

Laurinda Alves

O que nos faz agir e transcender em cada dia é a esperança de que alguma coisa se componha, de encontrar sentido para a vida, de evoluir, de perceber mais. E temos esperança pela certeza do inesperado

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site