Carles Puigdemont, o presidente do governo regional da Catalunha, tem um novo apoiante. É a atriz e modelo Pamela Anderson. “Eu estou do lado do povo catalão”, revela. O apoio foi demonstrado numa publicação no site da fundação da atriz — The Pamela Anderson Foundation — e partilhado no Twitter pela própria.

Na publicação, a atriz não se demonstra “surpreendida” pelo que aconteceu na Catalunha mas acredita que a situação vai “acalmar”. “Os catalães sentiram que têm sido suprimidos há muito tempo e tiveram que fazer alguma coisa”, explica a atriz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os catalães sentiram e bem que não havia justiça”, pode ler-se ainda na publicação.

A atriz chama também a atenção para o facto de a Catalunha ter contribuído para o tesouro nacional e “não terem sido retribuídos”.

Pamela Anderson acusa o Partido Popular de funcionar “numa base de provocação” e acrescenta que “há décadas que têm mostrado um dedo aos catalães”. A apoiante de Carles Puigdemont defende que “a ideia de que Espanha é uniforme é um mito”.

A Catalunha, o País Basco e a Galiza têm a sua própria cultura e idioma e a Catalunha sempre foi a mais aberta ao mundo. As coisas, no geral, começaram lá e estão mais próximos da Europa. Também aumentou com Barcelona sendo uma porta”, explica a atriz.

A atriz admite que “não é muito claro qual é a percentagem de população catalã que realmente quer a independência” mas defende que a questão principal é se “é um desastre tão grande se a Catalunha se tornar independente”.