O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse o regime norte-coreano a não subestimar nem pôr “à prova” os governos de Washington e Seul, durante a sua intervenção no parlamento sul-coreano.

“Falo não só em nome dos nossos países, mas de todas as nações civilizadas quando digo ao Norte: Não nos subestimem e não nos ponham à prova. Defenderemos a nossa segurança comum, prosperidade partilhada e liberdade sagrada”, afirmou Trump num discurso na Assembleia Nacional em Seul.

“Não permitiremos que cidades norte-americanas sejam ameaçadas com destruição. E não permitiremos que as piores atrocidades da história se repitam aqui, nesta terra pela qual lutámos e morremos”, acrescentou, em referência à Guerra da Coreia (1950-1953) e às ameaças de Pyongyang contra o terrorismo norte-americano.

Trump afirmou ainda desejar “a paz através da força”, em referência à crise com a Coreia do Norte e ao destacamento militar que Washington ativou na região. “Quero a paz através da força”, afirmou, após enumerar os ativos estratégicos que o Pentágono destacou na região, incluindo um submarino e três porta-aviões de propulsão nuclear.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR