Histórico de atualizações
  • E para nos despedirmos, aproveitámos os Animojis do novo iPhone X que andamos a testar na redação. Sabem o que acharam uma galinha, um panda, uma raposa, um coelho e um unicórnio da Web Summit? Nós mostramos! Até para o ano :)

    Perguntámos a uma galinha, a um panda e a uma raposa o que acharam da Web Summit. Quer ouvir?

  • As 67 frases que marcaram a Web Summit:

    As 67 frases que marcaram a Web Summit

  • Quer conhecer as 10 boas ideias que encontrámos na Web Summit? Estão aqui:

    Uma app para divórcios ou um teste de gravidez de bambu. 10 boas ideias que vimos na Web Summit

  • Oitenta mil quilómetros de fio elétrico. A Web Summit em números

    A organização da Web Summit divulgou alguns números que ajudam a perceber a dimensão do evento deste ano:

    • Registaram-se 59.115 pessoas, oriundas de 170 países;
    • A percentagem de mulheres aumentou: perto de metade dos participantes eram mulheres, e 35,4% dos oradores também;
    • Gastou-se muito fio elétrico para garantir energia elétrica em todo o evento: 80 mil quilómetros, para ser mais preciso. O suficiente para subir o Monte Evereste oito vezes;
    • O palco central foi um dos locais onde mais energia foi consumida, com 30 mil watts de som e 140 mil projetores ligados em permanência. Para não falar dos 314 cubos (que são tanques de água) que compuseram o cenário;
    • O Wi-Fi, este ano, não desiludiu, mesmo com uma utilização extrema: 2,2 milhões de sessões foram iniciadas ao longo dos três dias, o que representou 45 terabytes de tráfego;
    • Quem cá esteve? 2.600 jornalistas, 2.100 startups, 1.400 investidores e 1.200 oradores;
    • Muito se bebeu na Web Summit (sobretudo água). Só copos descartáveis, nos garrafões de água disponíveis em todos os cantos do evento, foram mais de 205 mil.

  • "O que devia sair dos EUA em 2020 era o presidente"

    O resumo que fizemos da intervenção de Al Gore na Web Summit: “O que devia sair dos EUA em 2020 era o presidente”

    Al Gore na Web Summit: “O que devia sair dos EUA em 2020 era o presidente”

  • "Nem sabia que havia um prémio em dinheiro"

    Os vencedores do concurso de startups da Web Summit nem sabiam que havia um prémio de 50 mil euros em jogo. “Achámos apenas que era uma coisa fixe”, conta um dos seus fundadores. Conheça a história da LifeinaBox abaixo:

    Startup que venceu concurso da Web Summit “nem sabia que havia um prémio em dinheiro”

  • No Twitter, Paddy Cosgarve agradeceu à “equipa incrível que tornou a Web Summit possível”:

  • Marcelo sai da Web Summit

    O momento em que Marcelo Rebelo de Sousa abandona o recinto onde está a decorrer a Web Summit. E não faltaram selfies.

  • Marcelo despediu-se dos Web Summiters: "Eu espero que a nossa próxima reunião em 2019 e em 2020 seja em Portugal"

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • Terminam as conferências da Web Summit. Até para o ano

    Terminam as conferências na Web Summit, com um Altice Arena esgotado, que recebeu e se despediu de Al Gore de pé, que ouviu Marcelo Rebelo de Sousa pedir a Paddy Cosgrave que continuasse com a conferência em Lisboa até 2020, também de pé. “Portugal merece uma Web Summit até 2020”. Pelo menos para o ano, cá estaremos outra vez.

  • "Eu espero que a nossa próxima reunião em 2019 e em 2020 seja em Portugal", diz Marcelo

    Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, esteve em palco no final do dia da Web Summit:

    “Obrigada, Paddy! Obrigada ao Governo de Portugal. E obrigada a toda a gente que está aqui. A mesma palavra de sempre: orgulho. Tenho muito orgulho de Portugal e dos portugueses. Al Gore já o disse: parabéns a todos! E às pessoas que estão em redor do mundo a criar uma revolução. Vocês são os transformadores, são vocês que estão a mudar a sociedade, a cultura e a forma de vida Eu estou preocupado com os políticos. Nem todos, mas alguns: eles negam a alteração climática. Em Portugal vamos continuar no Acordo de Paris. Esta revolução significa uma mudança radical para muita gente. Estamos atrasados. E finalmente: esperança, esperança. Eu espero que a nossa próxima reunião em 2019 e em 2020 seja em Portugal. Porque nós merecemos isto. À mesma hora, no mesmo lugar: Portugal merece, os portugueses merecem”.

  • Marcelo: "São vocês que estão a mudar a sociedade"

    Marcelo Rebelo de Sousa está em palco para fechar a Web Summit: agradece a Paddy Cosgarve e diz que tem orgulho em Portugal e nos portugueses. “Vocês são os transformadores. São vocês que estão a mudar a sociedade”

  • "As consequências que temos visto dizem que a resposta àquela pergunta sobre de temos de mudar é sim! Claro que sim!"

    O discurso de Al Gore é feito de dois pilares: reflexão e ação. O futuro está nas mãos do presente, sublinha o ambientalista constantemente: “As consequências que temos visto dizem que a resposta àquela pergunta sobre de temos de mudar é sim! Claro que sim! No que estão a pensar? Não podemos condenar a próxima geração ao desespero e sofrimento!”. Mas será que podemos fazer isso, será que vamos a tempo? “A mina resposta é um sim muito redondo. Vejam o que está a acontecer no mundo da tecnologia e concentrem-se no ramo da energia: a tecnologia está a melhorar a área da energia solar, da energia eólica. Temos veículos elétricos. Temos as ferramentas todas ao nosso dispor, mesmo contra os sistemas políticos instaurados contra isso: as pessoas continuam a ter a voz mais poderosa”.

    Não estamos assim tão longe de arranhar soluções definitivas: “O nosso mundo está nos primeiros passos de uma revolução de sustentabilidade tão importante como a Revolução Industrial mas com a velocidade de uma revolução digital. Constroem-se automóveis sustentáveis, a internet das coisas! E isso deve-se às pessoas que estão dentro desta sala, porque há um número cada vez maior de investidores desejosos de conhecer jovens que usam os seus conhecimentos e capacidades para encontrar soluções. Esses jovens são vocês: muito obrigada pelo que estão a fazer. Porque já estão a fazer uma grande diferença”.

  • "A única coisa que EUA deviam eliminar era o presidente atual em 2020"

    “A única coisa que EUA deviam eliminar era o presidente atual em 2020”

  • "Há uma disrupção política que está a sair desta crise climática"

    Falando sobre a crise da água, Al Gore diz que os ciclos naturais estão disrompidos. “É por isso que temos tantas inundações” e outros fenómenos naturais, destacando so “piores incêndios” que a Califórnia conheceu bem como os vários furacões que têm passado pelos EUA. “Um terço do Bangladesh já está debaixo de água”, disse Al Gore, sublinhando que a crise climática “é um fenómeno global”, mas que a energia que é gasta na disrupção do sistema de água também traz água ao solo. “É isto que aconetece em Portugal, Epanha, Grécia, Itália. África está a viver a pior crise humanitária de sempre, com milhões de pessoas a morrerem à fome.” Al Gore fala ainda da Síria,q ue bem antes da guerra civil” sofreu do mesmo. “Os ministros da Síria diziam que não iam conseguir resolver isto e foi assim que a guerra civil começou.”

    Sobre o Brexit, Al Gore levou a plateia novamente à euforia, recordando a imagem de vários refugiados nas fronteiras. “Há uma disrupção política que está a sair desta crise climática”.

  • Marcelo Rebelo de Sousa já chegou à Web Summit

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa já chegou à Altice Arena para a cerimónia de encerramento da Web Summit.
    Com a arena completamente esgotada, Marcelo chegou sem dar nas vistas e encontra-se sentado ao lado do presidente da câmara de Lisboa, Fernando Medina.

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • "Há uma colisão entre a civilização humana tal como a criámos e os sistemas ambientais", diz Al Gore

    Al Gore diz: “Há uma colisão entre a civilização humana tal como a criámos e os sistemas ambientais que compõem o ambiente deste planetas. A vitalidade dos oceanos, por exemplo, está a morrer porque o plástico está a tapar o caminhos dos peixes. Perdemos quintas, florestas virgens. Mas a coisa mais importa desta colisão é a crise climática. E é porque essa é a coisa mais vulnerável do sistema ecológica da Terra. A atmosfera, num dia bonito como este até parece eterno. Mas é uma fina camada em volta da Terra”.

  • Al Gore veio recrutar-nos para curar a Terra

    Há três perguntas que Al Gore põe em cima da mesa: temos de mudar alguma coisa? Podemos fazer alguma coisa? Vamos fazer alguma coisa? Um alerta spoiler: “Sim. A minha ideia ao vir aqui não é entreter-vos com factos que provavelmente já conhecem. Eu venho aqui recrutar-vos para serem parte da solução da crise ambiental e ecológico. Porque nós podemos resolver este problema, temos de resolver e vamos resolver!”

  • Al Gore: "A democracia foi atacada em muitos países"

    Al Gore é recebido de pé num Altice Arena esgotado para dizer que “tem de haver reformas substanciais no capitalism para mudarmos edecidirmos o que queremos fazer”. O ex-vice-presidente dos EUA diz que a democracia foi hackeada (atacada) em muitos países. “Quase todos os países no mundo viram a estagnação, durante décadas, e é importante porque há ‘hacking’ do sistema político”. “O processso da globalização aidna não foi suficientemente medido pelo mercado de tralho, entre outras coisas.

    Em relação à crise climática que vivemos, pergunta: “Precisamos mesmo de mudar? Spoiler alert,a resposta é sim”

  • Al Gore no palco recebido por um público em pé

    Al Gore não podia ter sido mais impactante: mostrou um vídeo, em jeito de trailer para o documentário “Uma Sequela Inconveniente”, onde dá boas razões para estarmos aqui a discutir o futuro do ambiente.

1 de 4