Desporto

Registados 38 casos de doping em Portugal em 2016

A Autoridade Antidopagem de Portugal revelou que em 2016 foram registados 38 casos positivos de doping no desporto nacional, sendo o kickboxing a modalidade com mais infrações.

DIEGO AZUBEL/EPA

Autor
  • Agência Lusa

A Autoridade Antidopagem de Portugal revelou esta quinta-feira que em 2016 foram registados 38 casos positivos de doping no desporto nacional, sendo o kickboxing a modalidade com mais infrações.

De acordo com o documento publicado hoje na página oficial da ADoP, no ano passado foram recolhidas e analisadas 3.826 amostras – menos 245 do que em 2015 -, das quais 38 devolveram resultados analíticos adversos.

Embora o número de casos de doping tenha aumentado relativamente ao ano anterior (houve mais dois positivos), as transgressões voltaram a ser 43, uma vez que houve menos duas situações de desrespeito ao sistema de localização.

O kickboxing foi a modalidade que registou mais violações às normas antidopagem (11), com o ciclismo (sete casos positivos e dois de sistema de localização) e o bridge a somarem nove, e o futebol quatro.

Analisando o quadro de amostras recolhidas por modalidades, o futebol é de longe a mais controlada, com 1.643. Seguem-se o ciclismo, com 590, o atletismo, com 320, e a natação, com 167.

Entre as amostras recolhidas, 499 foram para o passaporte biológico, o que representa um decréscimo relativamente a 2015 (523).

O documento detalha também que, em 2016, foram atribuídas 118 autorizações de utilização terapêutica, tendo sido recusados cinco pedidos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site