A uma semana de completar 10 anos de carreira, a modelo portuguesa e anjo da Victoria’s Secret Sara Sampaio inaugurou o Modum, palco da Web Summit dedicado à moda. O mote foi o papel dos modelos nos dias de hoje e a manequim começou por assinalar a importância das redes socais, sobretudo do Instagram, na denúncia de abusos por parte de fotógrafos e das equipas com quem as modelos trabalham.

As coisas mudaram muito com o Facebook, o Instagram e o Twitter. Agora, as miúdas têm uma voz e isso é muito poderoso. Posso ir ao meu Instagram e dizer algo que é visto por milhões. Já não temos de entrar e sair caladas. Isso fez a indústria da moda perceber que não nos pode tratar como quer nem obrigar-nos a fazer o que quer. Podes sair de lá e responsabilizá-los por essas ações e tornar tudo público.”, afirmou durante a conferência.

Durante a conversa, Sara Sampaio fez referência ao episódio recente com a Lui que a levou a processar a revista francesa por não cumprimento do contrato, que impedia o uso de fotografias com nudez. “Eles concordaram com o contrato, não ia haver nudez. Eu entrei no estúdio confortável porque não ia acontecer nada. Pressionaram-me para estar nua, vieram com fotos que fiz no passado. Só porque já beijei vários rapazes, não quer dizer que qualquer pessoa possa chegar ao pé de mim e dar-me um beijo“, concluiu.

Sara refere ainda a publicação que fez no Instagram, denunciado o episódio. “Espero ter poupado pelo menos uma rapariga de uma situação destas”, completou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Passei por imensas situações em que fui pressionada a fazer coisas que não queria, só porque fazia parte do negócio. Provavelmente, queimei imensos contactos com fotógrafos por lhes ter dito que não”, acrescentou.

A manequim portuguesa terminou a conferência com uma reflexão sobre os abusos e pressões a que as manequins em todo o mundo são submetidas dentro de um estúdio fotográfico. “As modelos têm o poder agora, a voz. Continuamos a ver imensa coisa: miúdas a serem sexualizadas demasiado cedo, a sofrerem bullying para ficarem nuas, menores pressionadas para fazerem topless. Porque é que continuamos a ser exploradas e desrespeitadas quando, nesta área, ganhamos muito mais dinheiro que os homens?”, questionou.

Para a modelo, a mudança não passa só pelo poder de comunicação que as modelos ganharam com as redes sociais, mas também com a tomada de posições por parte de agências e revistas. Como conclusão, Sara Sampaio deixou um recado: “Fotógrafos, não sejam idiotas”.

No mesmo dia, Sara Sampaio pisou o palco principal com Rosario Dawson

Para falar sobre celebridades ativistas, a Web Summit voltou a chamar Sara Sampaio que, de manhã, já tinha passado pelo Modum com o tema “Modelos no dia de hoje”. Ao lado da atriz Rosario Dawson, falou sobretudo do fenómeno amplificador das redes socais, voltando a focar caso da revista Lui. “Hoje, nós modelos não somos só caras bonitas sem voz. As redes sociais mudaram tudo. Quando tens uma audiência tão grande e contacto direto com milhões de pessoas, há uma responsabilidade. E foi importante para mim ter dito alto que alguma coisa não estava bem para outras pessoas não terem de passar pelo que eu passei”, afirmou a modelo.

Comunicar através das redes sociais também exige cuidado e a manequim portuguesa frizou-o. “Tudo o que dizes publicamente pode ter um efeito completamente contrário ao que tu julgavas. Não quero ser apanhada em discursos políticos nos Estados Unidos porque sou uma emigrante e não quero arranjar problemas. Aprendi que é preciso enviar a resposta da forma certa”, acrescentou.

Por sua vez, Rosario Dawson refletiu sobre os efeitos do fenómeno. “Esta é a geração que aprendeu o que é a tolerância, mas é a mesma em que nos disse que as mulher têm um determinado papel na sociedade. Não devia ser preciso: eu não quero que as pessoas entendam os direitos humanos daqui a 35 anos. Quero que entendam agora!”, disse a atriz.

“Mas é óbvio que hoje há um clima e um espaço diferentes para poder dizer certas coisas, a Caitlyn Jenner é um exemplo disso, ela não estaria aqui a falar daquele tema há anos atrás”, completou Dawson.

Artigo atualizado às 20h46.