Quase 100 pessoas morreram no Vietname à passagem do tufão Damrey, mas a cidade onde se realiza a cimeira do Fórum de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC), com os presidentes norte-americano, russo e chinês, foi maioritariamente poupada.

De acordo com os dados das autoridades vietnamitas, disponibilizados esta quinta-feira, 91 pessoas morreram em inundações e deslizamentos de terras provocados pelo tufão que atingiu o centro e sul do país.

Outras 23 pessoas continuam desaparecidas desde a tempestade, uma das mais mortíferas das últimas décadas. A cidade de Danang, que acolhe a cimeira da APEC, foi atingida por fortes chuvas, mas a água não atingiu níveis muito elevados.

Mais de 120 mil casas e 250 mil hectares de terras agrícolas foram danificadas pela tempestade em todo o país, segundo a autoridade de gestão das catástrofes do país. A vila de Hoi An, classificada como património mundial pela UNESCO, foi muito afetada.

“A nossa família passou alguns dias no segundo piso da casa, a comer massa instantânea seca porque a eletricidade estava cortada”, explicou à agência AFP Nguyen Thi Dung, um residente. Agora que o nível das águas desceu, a vila tem estado ocupada a limpar as ruas antes da visita dos dirigentes da APEC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR