Beleza e Bem Estar

Abóbora é o novo ingrediente maravilha cheio de benefícios para a pele

Já não estamos no espírito do Halloween nem dos lattes de outono, mas a abóbora está a conquistar um lugar de destaque na cosmética graças às suas enzimas naturais que têm benefícios potentes na pele.

Autor
  • Helena Magalhães

O Halloween já lá vai mas a abóbora tornou-se mais do que um mero acessório da estação. E porquê limitar-se a usar este ingrediente numa sopa quentinha ou no famoso latte picante que toda a gente parece gostar de beber nesta altura quando também pode tirar partido dos benefícios surpreendentes que os produtos para a pele com abóbora podem proporcionar? E falando de ingredientes, a abóbora não é apenas uma moda. São temas que, volta e meia, vale a pena referir. Já falámos de vários ingredientes influentes na cosmética, da sílica ao açafrão, do óleo de argão ao óleo de coco, e até do carvão. Novembro parece um bom mês para conhecer o que a abóbora tem a oferecer à pele.

Não tem de ir para a cozinha esmagar abóboras e tentar criar uma mistela para aplicar na pele. A cosmética já anda a fazer isso por si. Na fotogaleria, conheça uma série de produtos de beleza que já contêm abóbora nas suas fórmulas. Mas porque é que os deve usar? Isso explicamos em baixo.

Os benefícios da abóbora na pele

É um amigo anti-idade

A revista Marie Claire diz que as abóboras estão carregadas de AHA (ou seja, alfa-hidroxiácido que, trocando por miúdos, são ácidos que derivam de frutos e têm propriedades rejuvenescedoras e esfoliantes) que ajudam a uniformizar o tom e suavizar a textura da pele. Mas se fosse só isto… As enzimas de abóbora são especialmente suaves na pele e, como bónus, os seus altos níveis de vitamina A e C também ajudam a reduzir inflamações e promover a produção de colagénio. Ou seja: é um potente ingrediente anti-idade.

Ajuda na pele seca

O site LiveStrong explica que os cuidados de pele que contêm abóbora como esfoliantes e cremes hidratantes podem ser usados em todos os tipos de pele para ajudar a remover as células mortas da superfície da pele e promover a produção de novas células. E porque as enzimas naturais da abóbora ajudam a dissolver as células da pele seca, os produtos que contenham abóbora também são muito eficazes para hidratar a pele e para mãos e pés secos e rachados — ou seja, bons para esta altura do ano em que o frio ataca em grande força.

E também na acne

Para quem sofre de borbulhas, manchas ou crises frequentes relacionadas com a acne, os produtos com abóbora são também bons aliados graças às vitaminas E e T, famosos ingredientes anti-acne. Isto significa que tónicos, peelings e máscaras de abóbora vão ajudar a combater as inflamações porque controlam o excesso de óleo, reduzem o tamanho dos poros e evitam a proliferação das bactérias de acne.

Não esquecendo o cabelo

Graças ao seu rico valor nutricional, a abóbora também tem benefícios no crescimento e saúde do cabelo. Um bom exemplo são os minerais potássio e zinco de que a abóbora é rica. O potássio promove o crescimento do cabelo e o zinco tem um papel importante da vida dos fios, ajudando a manter o cabelo saudável.

Na fotogaleria, conheça alguns produtos de beleza para corpo e rosto ricos neste fruto maravilha.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site