Opel

Ampera-e já era. E a culpa é da GM, acusa a Opel

Opel e General Motors estão de costas voltadas, com a primeira a apontar o dedo à segunda, pela subida acentuada no preço do Ampera-e, na Europa. O eléctrico fica tão caro, que será difícil vendê-lo.

Autor
  • Francisco António

Até aqui com pouca expressão no mercado europeu, o eléctrico Opel Ampera-e, versão europeia do norte-americano Chevrolet Bolt EV, promete tornar-se um caso ainda mas raro nas estradas do Velho Continente, devido à agora anunciada subida acentuada do preço. Algo de que a Opel, que comercializa o modelo na Europa, responsabiliza a sua ex-proprietária, a General Motors (GM).

Isto é simplesmente o resultado da venda da Opel à PSA”, com o preço do carro “a subir em toda a Europa”, atira a marca germânica.

Segundo parece, os problemas por causa do Ampera-e começaram, precisamente, após a venda da marca alemã ao grupo automóvel francês. Com o agudizar da tensão a terminar na medida agora anunciada pelo fabricante norte-americano, de aumentar substancialmente os preços do eléctrico, comercializado na Europa. Levando mesmo a que Opel tenha decidido aconselhar os seus concessionários a não aceitarem mais encomendas do modelo, até porque as entregas por parte da GM continuam a ser em número muito limitado.

Ampera-e morre para a Europa. Pelo menos, para já

Quanto aos preços, as informações disponibilizadas falam num aumento na ordem dos 5.700€, em mercados como a Holanda. Sendo que o novo valor será aplicado até às unidades já encomendadas, mas ainda não entregues. Algo que já levou um porta-voz da Opel, Stein Pettersen, a reconhecer que não tem “qualquer problema em compreender que as pessoas estejam a desistir [do carro], que estejam chateadas e que algumas estejam mesmo fulas… São, efectivamente, notícias duras, não só para os nossos concessionários, mas também para os clientes”.

Par se ter uma ideia, o preço final do Ampera-e no mercado norueguês, por exemplo, salta para valores na ordem dos 37 mil euros, ainda antes da aplicação os incentivos.

A enegrecer ainda mais o futuro do Ampera-e na Europa, a certeza de que as quantidades entregues pela GM, para o Velho Continente, continuarão a ser escassas, pelo menos, até 2019.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site