Banca

António Domingues vai para a Haitong, o ex-BESI

110

Ex-administrador do BPI e presidente da Caixa Geral de Depósitos já tinha sido convidado em junho mas não aceitou. Segundo o Jornal Económico, desta feita Domingues deverá mesmo ir para o ex-BESI.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

António Domingues, ex-administrador do BPI e presidente da Caixa Geral de Depósitos, deverá tornar-se administrador não-executivo do Haitong, o banco que “herdou” os ativos do antigo BES Investimento (BESI). O banqueiro já tinha sido convidado em junho só agora aceitou. Contudo, segundo o Jornal Económico, desta feita Domingues deverá mesmo ir para o ex-BESI.

Domingues é um dos 10 nomes propostos pelo banco de investimento para os órgãos sociais, nomes que estão à espera da aprovação pelo Banco de Portugal, acrescenta o semanário. O banqueiro, que já é administrador não-executivo da NOS, será um dos quatro não-executivos — numa fase em que estará pouco interessado em cargos executivos. É, também, vice-presidente do Banco Fomento Angola (BFA), banco onde a Unitel de Isabel dos Santos reforçou com a compra de mais capital ao BPI.

O Observador confirmou, junto de António Domingues, a ida para a Haitong como administrador não-executivo.

A Haitong International Holdings Limited, que comprou o BESI pouco depois da resolução do BES, tem sede em Hong Kong e é detida a 100% pela Haitong Securities, uma sociedade cotada nas bolsas de Xangai e Hong Kong.

A nova lista de administradores está a ser preparada depois de o Haitong ter anunciado um plano de reestruturação e um aumento de capital no valor de 60 milhões de euros, integralmente subscrito pelo acionista único. A lista é encabeçada pelo presidente do conselho de administração Lin Yong. O presidente do conselho executivo é Wu Min.

Pedro Rebelo de Sousa, irmão do Presidente da República, também chegou a confirmar que iria para a administração do Haitong Bank, mas o cenário acabou por não se concretizar.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site