A população de Las Vegas acordou na quarta-feira com uma novidade: o primeiro autocarro com condução autónoma ia começar a circular na cidade. O veículo, que foi produzido por uma empresa francesa, estreou uma rota pela baixa de Las Vegas. Mas as coisas não correram bem.

Logo na primeira hora de funcionamento, o autocarro teve um acidente. Mas a culpa, ao que indicam vários dados, foi de um condutor humano. Depois de as redes sociais rapidamente se lançarem em múltiplos posts de gozo – o autocarro, ao que tudo indicava, tinha falhado em menos de uma hora – o porta-voz da Associação Automóvel Americana apressou-se a defender o modelo e explicar o que se tinha passado.

Uma carrinha que estava a descarregar recuou e bateu no autocarro, que estava parado. O erro humano causa a maioria das colisões de trânsito e esta não foi diferente. O condutor da carrinha foi ouvido. Ninguém se magoou à exceção de um pára-choques amolgado!”, escreveu Mike Blasky no Twitter.

https://twitter.com/blasky/status/928368472437829632

A Associação Automóvel Americana patrocina o autocarro e, quando este foi anunciado, disse que o objetivo era habituar as pessoas à ideia de veículos autónomos – mais ainda do que o seu propósito turístico. Por agora, as viagens são gratuitas. O autocarro faz três paragens pela baixa de Las Vegas e tem capacidade para oito pessoas. O veículo inclui um sistema de travagem automático e outro manual, caso exista alguma falha elétrica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR