Polónia

Contra a baixa natalidade, a Polónia manda os casais fazer como os coelhos

781

Campanha de sensibilização usa a imagem dos coelhos (e um copo de vinho ao contrário) para persuadir os jovens a optarem por um estilo de vida saudável -- e com muitos filhos.

O segredo para uma vida feliz? Exercício físico, uma boa alimentação e pouco stress. Além destas três coisas, uma quarta: muitos filhos — como os coelhos. Esta é a receita do governo polaco para tentar inverter a queda da natalidade na país. Num anúncio televisivo de 30 segundos, o governo usa a imagem dos coelhos para passar a mensagem.

Para quem não perceber de imediato, aparece a certa altura um casal apaixonado a fazer um piquenique. A atenção de quem vê o anúncio vai, contudo, toda para os vários coelhos que saltitam de um lado para o outro. Um dos coelhos, que salta para o chão, está empoleirado em cima de um copo de vinho virado ao contrário — provavelmente uma mensagem para os jovens não prejudicarem a fertilidade com o consumo excessivo de álcool.

“Se algum dia quiserem ser pais, sigam o exemplo dos coelhos”, aconselha o narrador preocupado.

Não é fácil encontrar o vídeo no youtube — mas pode vê-lo aqui:

Portugal, Polónia, Espanha e Grécia são os países com taxa de fertilidade mais baixa na União Europeia. Em comunicado citado pela Associated Press, o Ministério da Saúde (do governo conservador polaco) confirmou que a intenção do anúncio é estimular a natalidade e sensibilizar os jovens para terem um estilo de vida saudável.

A campanha de sensibilização recorreu aos coelhinhos para “não ofender ninguém” e passar a mensagem de forma que não seja “ordinária”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site