A Google foi multada, em Espanha, pela Agência de Protecção de Dados (APD) do país vizinho, por ter obtido, de forma não autorizada, entre Maio de 2008 e Maio de 2010, dados pessoais de proprietários de redes Wi-Fi abertas, durante a captação de fotografias das ruas, pelos carros ao serviço da empresa, para a aplicação Street View. Penalização que terá resultado numa sanção pecuniária de 300 mil euros, que a multinacional americana está obrigada a pagar, por ter violado, de forma grave, direitos fundamentais dos cidadãos.

A empresa tecnológica assume a culpa, mas salienta que o caso ocorreu há já quase sete anos e se deveu a um erro que a própria Google fez questão de reportar à APD. Tendo também procurado, de pronto, solucionar o problema.

De acordo com a APD, a questão terá tido a ver com a captação de imagens, por parte dos carros ao serviço da empresa, das diferentes artérias das cidades, para posterior colocação na aplicação Street View. Com as fotos, acabou por seguir também informação privada de todas as redes Wi-Fi abertas, sem que, para isso, houvesse um consentimento expresso da parte dos proprietários. Com a empresa a obter, inclusivamente, passwords de entrada em correios electrónicos, assim como de outros serviços ou endereços IP.

Para a APD, trata-se de uma situação grave, até porque “o facto de os titulares das redes Wi-Fi não as terem protegido, em prejuízo da segurança dos seus dados, não autoriza, de forma alguma, que qualquer pessoa possa aceder a informação privada ou faça uso desta”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR