Numa época em que os comerciais eram vistos como veículos pouco seguros, designadamente nos casos em que a carroçaria não previa a instalação do motor à frente, de modo a distanciar o condutor e o ocupante da zona do impacto, a Volkswagen decidiu provar precisamente o contrário, com a sua famosa Type 2, ou T2, também conhecida como “Pão de Forma”. Razão pela qual, conforme comprova o vídeo que aqui lhe mostramos, terá sido o primeiro o veículo em que a marca de Wolfsburgo fez realmente questão de colocar a segurança em primeiro lugar. Ainda este conceito estava a despontar…

Com os ocupantes dos lugares dianteiros colocados bem sobre o “nariz” do carro e com o motor relegado para a traseira, a solução encontrada pelos engenheiros foi a implementação de uma moldura em forma de duplo Y, que acabou por se revelar bastante robusta. Facto demonstrado, aliás, no próprio vídeo:

Comparativamente, veja-se uma série de outras propostas do género, japonesas, e a forma como se comportavam em caso de embate frontal, nomeadamente a Mitsubishi L300, Isuzu Cargo Van, Nissan Urvan e as Toyota Hiace e Liteace:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os resultados confirmam a validade da solução encontrada pela Volkswagen, numa altura em que este tipo de veículos não possuía sequer qualquer airbag ou sistema de protecção activa.

No fundo, estamos perante mais um facto que vem justificar a fama e a notoriedade daquele que é, hoje em dia, um dos clássicos mais procurados da Volkswagen.