O Presidente da República afirmou este sábado que o Panteão Nacional não é o espaço certo para a realização de um jantar como aquele que juntou convidados especiais da Web Summit, na sexta feira à noite.

“A imagem que eu tenho do Panteão Nacional não é a de ser o local adequado para um jantar nem que seja o jantar mais importante de Estado“, disse Marcelo Rebelo de Sousa. E continuou, mostrando estar de acordo com António Costa, que também este sábado comunicou a vontade de proibir a realização de eventos no Panteão:

“Portanto, se o governo tomou uma decisão no sentido de isso deixar de ser possível acho que foi uma decisão muito sensata e óbvia, corresponde aqui que qualquer pessoa com algum bom senso faria.”

O comentário do Presidente foi feito após ter sido conhecido e confirmado que o Panteão Nacional acolheu de facto o jantar especial organizado a propósito do final da Web Summit, evento que se realizou em Lisboa entre os passados dias 6 e 9.

O Governo emitiu entretanto um comunicado, condenando a realização de tais eventos naquele local, que guarda os restos mortais de figuras importantes da história do país, descrevendo-a como “absolutamente indigna”.

“Soube agora mesmo do facto de ter havido, no quadro de uma utilização de um espaço que é monumento nacional o seu uso para um jantar, que é diferente de uma atividade cultural, é diferente de um concerto, de outra realidade dessa natureza” disse Marcelo Rebelo de Sousa na mesma declaração aos jornalistas, durante o Congresso Nacional de Estudantes de Medicina — CNEM 2017, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR