A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciam hoje manobras militares na península coreana em que participam três porta-aviões nucleares norte-americanos.

Os porta-aviões de propulsão atómica USS Ronald Reagan, USS Nimitz e USS Theodore Roosevelt participam no exercício, que começa hoje e dura até quarta-feira no Mar do Japão, confirmou hoje o Estado Maior Conjunto sul-coreano.

É a primeira vez que o Pentágono realiza um exercício com estas características com a marinha sul-coreana, sendo estas as primeiras manobras, em dez anos, a envolverem três porta-aviões.

A última vez que três navios norte-americanos deste tipo participaram num simulacro foi em 2007, em águas perto da ilha de Guam.

Num comunicado do Estado Maior Conjunto sul-coreano é explicado que o exercício pretende fortalecer e expandir a estratégia de dissuasão dos aliados, de modo a evitar novas “provocações” do regime de Pyongyang no que toca ao teste de armas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estes exercícios acontecem depois de os dois países acordarem, na sua reunião anual de política defensiva, expandir o “destacamento rotativo” de ativos militares estratégicos norte-americanos na península, como porta-aviões, submarinos ou bombardeiros.

As manobras estão em linha com a mensagem enviada nos últimos dias pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, na sua viagem pela Ásia.

Durante a visita à Coreia do Sul, Trump condenou duramente o regime de Kim Jong-un e mencionou em duas ocasiões o posicionamento dos três porta-aviões na zona.