Modelo que representa o que de melhor a Audi fabrica e possui, o novo A8 é uma berlina de luxo claramente à frente do seu tempo. Desde logo, nas questões da segurança, em que o navio-almirante da marca dos quatro anéis faz questão de apresentar argumentos de nível superior. A começar pela suspensão (isso mesmo, a suspensão) que, em caso de embate iminente, consegue elevar o carro alguns centímetros, de modo a evitar que o “agressor” atinja os ocupantes do veículo.

[jwplatform s5LfeMao]

A nova solução tecnológica, denominada Pro Sense Side, fica bem demonstrada neste vídeo, em que é possível ver o impacto de dois blocos contra a lateral do A8. Com a nova suspensão activa a elevar propositadamente o lado do carro em que o embate está prestes a acontecer, para que as forças resultantes do impacto sejam distribuídas pela estrutura, ao invés de acertarem em cheio na porta. E, quiçá, no próprio condutor.

“O sistema utiliza um conjunto de sensores que estão ligados ao sistema central de controlo e que, por sua vez, detectam quaisquer riscos de colisão, relativamente a qualquer uma das partes do carro. No caso de um impacto lateral iminente, que surja a mais de 25 km/h, a suspensão activa eleva a carroçaria desse mesmo lado em cerca de 80 mm, em meio segundo. Em resultado desta acção, a colisão acaba por dar-se directamente nas zonas mais resistentes do sedan, como é o caso da embaladeira inferior e da estrutura que compõe o piso, fazendo com que o impacto sentido pelos ocupantes seja reduzido em cerca de 50% face aos casos em que a carroçaria permanece estável”, explica a Audi.

[jwplatform mHRxgW0E]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR